O ano acabou, e o que ficou?

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano letivo está finalizando e não podemos deixar de perceber as mudanças significativas que ocorreram no terreno da educação.Sempre ouvíamos dizer das tecnologias, ou mesmo tínhamos um certo amargor com a qualidade do ensino a distância, nas suas possibilidades e resultados, mas com o passar dos dias fomos custamos a perceber que fomos invadidos por essa realidade.

Começamos meio tímidos e "dando um jeitinho" de enviar um material ou outro, ou mesmo ter a curiosidade de saber o que outros docentes vinham fazendo e de repente, nos confrontamos com a perspectiva do tempo, sem prazo, sem pistas, somente a realidade de que teríamos que mergulhar nessa novidade toda e fazer algo para manter nossa escola de pé, nossas crianças assistidas no seu direito à educação e sem entender bem o que estava acontecendo no mundo, irmos tratando uns aos outros, chorando um dia e consolando no outro.

E o tempo passou... Já as portas de 2021 e ainda olhando para 2020 estupefados, procurando as culminâncias, feiras de ciências, a festa junina e todos os marcos que passamos por anos na nossa trajetória escolar. Podemos olhar pra esse ano e colher amigos, valorizar abraços que chegam em forma de palavras, se sentir útil em dar uma ligação e sorrir para uma criança pelo vídeo.

Entendemos que o mundo mudou, as relações mudaram, nossa profissão docente mudou e nós também não somos nem nunca mais seremos os mesmos. Nos sentimos medrosos em lutar com a tecnologia inicialmente, mas dominá-la, ainda que com custo, foi e é marcante para muitos de nós que deixamos de ser aprendentes e nos fixamos somente na atividade do ensino.

Esquecemos de perceber que precisamos acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, esse cujo nossos alunos interagem constantemente, o mundo virtual. Essa é a nossa tarefa, olhar pra cima, amar nossos meninos e meninas e mudarmos por eles, por nós, por todos os nossos. Esse mundo que precisa de ação nos mostra que podemos desempenhar nosso papel e este saiu das quatro paredes.