Cientistas da Uerj e da Uenf são alguns dos mais influentes do mundo

Uerj: cientistas da universidade e também da Uenf, duas instituições de ensino superior estaduais, estão no ranking dos mais influentes do mundo - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicado na revista Public Library of Science (PLOS), cientistas das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Norte Fluminense (Uenf) fazem integram um ranking norte-americano que aponta os mais influentes do mundo, levando em conta citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e contribuições.

No total, 161.441 pesquisadores de vários países e de 22 campos de pesquisa, divididos em outras 176 subáreas, foram citados – há 853 brasileiros na lista inicial. A publicação também divulgou ranking que leva em consideração toda a carreira dos cientistas.

"Neste ano em que a Uerj completou 70 anos, ver nossos cientistas e da coirmã Uenf figurando na lista de mais influentes do mundo tem sabor ainda mais especial. É uma grande realização atingirmos este grau de relevância, atrairmos e darmos condições de trabalhos a pesquisadores desse calibre, ampliando a já consolidada tradição de pesquisa da nossa universidade", afirmou Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj.

O professor Raimundo Braz Filho, reitor da Uenf entre 2003 e 2007, foi o representante da universidade no ranking que leva em consideração toda a carreira dos pesquisadores. Professor emérito da instituição, Braz Filho é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

"Além da satisfação pessoal, essa realização reafirma a importância da Uenf que, como toda universidade pública brasileira, assumiu o papel fundamental na realização de pesquisa científica no País", comentou o ex-reitor.

Confira abaixo o Ranking de 2019

Uerj

Nilson Antunes de Oliveira (Física Aplicada)

Leonor Gusmão (Medicina Forense)

Carlos Mandarim de Lacerda (Nutrição & Dietética)

Guilherme L. Werneck (Saúde Pública)

Carlos Frederico D. Rocha (Zoologia)

Helena Godoy Bergallo (Zoologia)

Marie-Anne Van Sluys (Zoologia)

Uenf

Luciano Pasqualoto Canellas (Agronomia & Agricultura)

Leandro R. Monteiro (Biologia Evolucionária)