Prefeito de Trajano encaminha ofício ao Butantan para adquirir vacinas contra a Covid-19

A assinatura foi feita no gabinete junto ao secretário da pasta, Lucas Esteves com orientação, e texto da Coordenadora de Imunização, Renata Gomes - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Trajano de Moraes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Rodrigo Viana, prefeito de Trajano de Moraes, já assinou e encaminhou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um ofício com o intuito de celebrar um protocolo de intenções junto ao Instituto Butantan, em São Paulo, para a aquisição de lotes da vacina contra a Covid-19. A assinatura foi feita no gabinete junto ao secretário da pasta, Lucas Esteves, com orientação e texto da Coordenadora de Imunização, Renata Gomes.

O documento, que oficializa o interesse do município na vacina, foi destinado ao diretor do Butantan, Rui Curi, especificando a intenção de adquirir lotes do imunizante, assim que for aprovado pela Anvisa. Com a medida, o município de Trajano de Moraes busca, assim que possível, adquirir lotes da vacina para garantir o início da vacinação no município.

“Estamos aguardando a resposta do Instituto Butantan. No ofício fiz o pedido de 20 mil doses de forma que no decorrer da necessidade vamos adquirindo mais. O importante é que nossa gestão deu mais um passo em prol da saúde de nossa população. Enquanto a vacina não chega peço que continuem respeitando o decreto de forma a usar máscara e álcool gel”, disse o prefeito Rodrigo Viana que comemorou ao assinar o ofício solicitando a aquisição das doses.

A vacina está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, considerado uma referência na produção da mesma. “Precisamos dar os primeiros passos, e fazer com que essa vacina chegue o quanto antes até a população de Trajano de Moraes, assim que for autorizada pelo Governo Federal. Pois havendo atrasos, ou até a não aprovação, será preciso buscar outras alternativas para garantir a imunização, principalmente dos nossos grupos de risco”, pontuou o prefeito.

Se tudo der certo, a previsão é que o município receba a primeira remessa da vacina com previsão para final de fevereiro. “O primeiro passo para a vacinação será os idosos asilados e profissionais de saúde. Mas vale dizer que mesmo que o Instituto Butantan possa vender a vacina para a prefeitura de Trajano de Moraes, nós teremos que cumprir o calendário do Ministério da Saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Trajado de Moraes já estuda uma forma de estruturar a rede de postos de Saúde para quando for iniciada a vacinação contra a Covid-19. “Estamos na luta contra esta doença desde o início do ano. Fizemos essa solicitação pensando no quantitativo das duas doses e priorizando as pessoas mais vulneráveis à Covid-19, como os profissionais da saúde, idosos e pessoas acamadas. Este é um momento de união de todos nós em busca de protegermos o nosso povo a pedido do prefeito Rodrigo Viana, por isso o trabalho não para”, concluiu a Coordenadora de Imunização, Renata Gomes.