Lições de um ano difícil

Charbel - Foto: Olavo Simoes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Apesar de 2020 ter sido um ano "perdido" em muitos níveis, serviu também como uma grande lição para todos - especialmente no que diz respeito à atuação de políticos e administradores públicos. Em tempos de pandemia, ficou mais evidente, por exemplo, a fundamental importância de se cuidar bem das estruturas de Saúde oferecidas à população.

Indo além, no âmbito geral ganhou também relevo o fato de que os dinheiros públicos são, não raro, mal gastos. Como resultado, nunca há dinheiro suficiente para atender às necessidades mínimas da população. O antídoto contra isto? Transparência total na destinação de recursos, e vigilância com relação a valores, fornecedores e cumprimento de contratos.

Partindo dessas premissas, a partir de agora o Sindilojas Niterói vai monitorar com rigor redobrado as contas públicas, assim como editais e atos oficiais. No caso específico de nosso município, simplesmente não podemos admitir que um orçamento tão vultoso - alavancado que é, com os milhões dos royalties do petróleo - resulte em tão poucas iniciativas para a população, principalmente se fecharmos o foco nos empreendedores locais de micro, pequeno e médio portes.

Há muito para ser feito para o desenvolvimento econômico de Niterói, e não há mais como adiar as iniciativas necessárias. É preciso, por exemplo, deflagrar um amplo e consistente plano de revitalização do Centro, de forma a que ele volte a florescer tanto para Comércio e Serviços, mas também como bairro residencial. Para tanto se requer a execução de todo um trabalho de reurbanização de espaços públicos, com padronização de calçadas e melhorias substanciais de iluminação, limpeza, conservação, vigilância e um cronograma de eventos artísticos, culturais, de esportes e lazer nas praças.

Vale ressaltar que, principalmente no Centro (mas não apenas nele), é inadiável um equacionamento eficaz da questão do comércio ambulante em nosso município. Nós, lojistas, queremos uma solução concreta e rápida para isto.

O Sindilojas também vai cobrar o atendimento de outra necessidade urgente, que é a de um Centro de Convenções para Niterói, algo importantíssimo como atrativo de investimentos
em turismo, hotelaria e serviços em geral.

Faremos questão, também, que todas as entidades representativas das atividades econômicas sejam devidamente ouvidas, sempre que estejam em jogo atividades de Comércio e Serviços. Isto, por sinal, não é mais do que obrigação de quem lida com a administração pública.

Como se vê, há muito pelo que lutar, em defesa da nossa comunidade, da nossa cidade, da nossa categoria. E assim será feito.

No mais, nesta "abertura de trabalhos" de 2021, deixamos aqui nossos votos de um excelente ano a todos, com muita saúde, harmonia e desenvolvimento econômico e social!