Carlos Tortelly mais moderno

O CDI possui aparelhos como tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, colonoscopia e raio-x digital - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Inaugurado pela Prefeitura de Niterói em novembro do ano passado, o primeiro Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), localizado no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), já realizou cerca de 4.600 exames de imagem. O espaço, que atende pacientes da rede municipal de Saúde, conta com infraestrutura e equipamentos de última geração. O investimento foi de R$ 25 milhões.

O CDI possui aparelhos de tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, colonoscopia, raio-x digital, além de um moderno laboratório de análises clínicas. Dentre os exames mais feitos, o raio-x e a tomografia lideram o ranking, com cerca de 2.500 e 1.300 exames, respectivamente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a oferta de exames dessa complexidade são fundamentais para agilizar e organizar uma linha de cuidados dos pacientes.

"A abertura deste Centro de Imagens público reforçou a retaguarda de exames e o atendimento à população. Conseguimos ampliar a oferta, garantindo maior rapidez ao diagnóstico e, consequentemente, um tratamento muito mais adequado ao paciente. Hoje o espaço é referência para as unidades de urgência e emergência do município", destacou o secretário.

O diretor geral do HMCT, Ubiratan Moreira Ramos, conta que uma das grandes conquistas foi a implantação do primeiro tomógrafo municipal. O equipamento, que realiza exames de alta complexidade, estava disponível apenas nas unidades estaduais e federais.

"Com a implantação do tomógrafo no HMCT a rede municipal ganha autonomia. O equipamento é de última geração, faz tomografia de crânio, tórax e abdômen em menos de um minuto, oferece imagens de altíssima resolução, auxiliando no diagnóstico do quadro clínico de pacientes. A abertura do CDI melhorou a qualidade do atendimento à população de Niterói", conta o diretor.

As agendas de exames do CDI são liberadas através do sistema de regulação municipal, o Resnit. Todos os dias são disponibilizadas vagas referentes a cada tipo de exame que é ofertado no local. O paciente vai acompanhado da equipe médica do local onde está sendo atendido, faz o exame, e rapidamente o laudo está disponível.

Foi o caso de um paciente vindo da Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro (UMAM), em Piratininga, com suspeita de Acidente Vascular Encefálico hemorrágico. O senhor, de 59 anos, foi transferido para realizar uma tomografia de crânio no CDI. Em menos de 30 minutos o médico já tinha o diagnóstico definido e pôde dar sequência ao tratamento.

"Ter essa rapidez, somada a equipamentos de ponta no fechamento do diagnóstico, nos ajuda a salvar mais vidas. É mais uma ferramenta de excelência para os niteroienses que está sendo fundamental para qualificar o nosso trabalho", afirmou a fisioterapeuta Camila Romero que acompanhava o paciente da UMAM.

Na sala de espera, Osmar Ventura dos Santos, 64 anos, morador do Barreto, aguardava para realizar um Ecodoppler. Paciente do HMCT desde 2009 quando sofreu um infarto e ficou internado 40 dias no hospital, o aposentando se disse impressionado com a estrutura que encontrou.

"Ficou um espaço de primeiro mundo. Os pacientes que se tratam aqui vão se sentir muito bem acolhidos, tanto pelo espaço que tem aparelhos modernos, quanto pela equipe que é ótima. O atendimento já era muito bom, agora com toda essa estrutura só tem a melhorar. Os niteroienses merecem um hospital com equipamentos assim", elogiou Osmar.

Carlos Tortelly - O Hospital também ganhou novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes, além do CDI. A unidade já conta com um CTI exclusivo para pacientes com o novo coronavírus.

Atualmente, o Carlos Tortelly realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês na emergência. O Hospital também é referência no atendimento de pessoas com HIV e AIDS, com cerca de mil pacientes cadastrados.