Combate à covid é prioridade, diz Cal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Eleito vereador de Niterói pela sexta vez, o economista Milton Carlos da Silva Lopes, ou Milton Cal, como é conhecido, foi o sexto candidato mais votado para o cargo nas eleições de 2020. Essa popularidade se repetiu dentro da Câmara no dia 1° de janeiro, quando 17 dos 21 vereadores empossados escolheram o político como presidente da Casa.

De acordo Milton, uma relação harmoniosa entre os colegas foi sendo construída desde meados do biênio anterior, época em que assumiu interinamente a presidência da Câmara, tendo a oportunidade de desenvolver discussões baseadas em diálogos respeitosos, trabalho junto à oposição e participação coletiva nas decisões. "Na verdade, temos 21 presidentes da Casa, e não apenas um", afirma Cal.

Foi dessa forma conjunta que os vereadores decidiram não poupar esforços para acelerar processos e resoluções que visassem a melhoria das consequências da Covid-19 na cidade, assim como medidas para o seu combate.

"Votamos e aprovamos, no início da pandemia, condições emergenciais para Niterói, que auxiliassem pessoas que estavam precisando. Com essa 'segunda leva' do coronavírus, estamos de prontidão para não deixar que a economia quebre e que a população de Niterói sofra", explicou, afirmando que grande parte dos niteroienses está participando do combate inteligente, ao evitar aglomerações em praias e lugares públicos.

Para 2021, Cal afirma que não existem dúvidas de que os vereadores eleitos continuarão trabalhando de forma prioritária nas pautas relacionadas à covid. Ele conta que a primeira decisão da Câmara este ano foi o cancelamento do recesso no primeiro bimestre, para que pudesse ser feito um trabalho diário relacionado a votações e aprovações, e que novas medidas possam ser concretizadas o mais rápido possível.

Mais transparência e representação - Uma das primeiras ações a serem executadas pela Câmara de Vereadores em 2021 são aquelas relacionadas à transparência das discussões e decisões para a sociedade, bem como uma participação dela em todo o processo.

"Para o próximo biênio queremos aumentar a participação popular. Tempo a TV Câmara, e queremos fazer mais ativações, investimento em uma fibra óptica que vai melhorar a transmissão e também trabalhar para incentivar o acesso das informações que passam por aqui. Em tempos de uma internet cada vez mais avançada, precisamos melhorar ainda mais os meios de colaboração do cidadão nas discussões políticas", explicou.

O vereador comentou ainda sobre a renovação dentro da Câmara. Dos 21 vereadores empossados, cerca de oito estão entrando pela primeira vez no cargo, e todos representam não apenas um partido, mas também um segmento de participação política.

"O professor Tulio (PSOL) tem um discurso mais voltado para a juventude; Fabiano Gonçalves (Cidadania) teve uma experiência como secretário do governo passado (Rodrigo Neves); Douglas Gomes (PTC) têm uma política mais alinhada com o bolsonarismo; Benny Brioly (PSOL) levanta pautas sobre transgêneros.Temos representantes do Largo da Batalha, Morro da Penha, dentre outros. São muitos segmentos na sociedade atual, e a população de Niterói considera que seja válido representar essas pautas atuais e distintas na Câmara", analisa Cal.

O vereador, que se considera um representante da Ilha da Conceição, diz, ainda, que o orgulho é grande ao falar sobre os investimentos da cidade nos últimos anos, importantes para gerar receitas que auxiliam na infraestrutura e no crescimento do lugar.

"Niterói conseguiu fazer uma incrível poupança de royalties de petróleo,
que foi utilizada no momento mais difícil aqui na cidade. Com certeza, após a pandemia, uma das principais atenções do Legislativo será em soluções às consequências de eventos climáticos", afirmou, reiterando que a partir da próxima semana a Câmara vai iniciar as discussões, que podem ser acompanhadas pela população por meio das redes da Casa.