Aposta na retomada

Richard Sonsol, presidente da Ademi - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

O ano de 2020 trouxe muitos imprevistos para diversos setores da economia. Com o mercado imobiliário não foi diferente: o poder de reinvenção do setor mostrou sua força mais uma vez e saímos da crise causada pela pandemia melhor do que entramos. Mas, o que esperar dos próximos 12 meses?

Já em 2020, tivemos um considerável aumento da procura e mais investimentos ao compararmos com os dois últimos anos. Juros na mínima histórica, preços estáveis, demanda reprimida, maior facilidade de crédito e a chegada da vacina contra o Covid-19 compõem a receita que fará com que 2021 seja um ano ainda mais favorável para a compra de imóveis.

A manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira em 2% ao ano gerou uma debandada de investidores da renda fixa. Mudanças na Selic afetam, para o bem ou para o mal, três grandes pilares de sua vida financeira - a inflação, o rendimento de diversos investimentos e as taxas de empréstimos, cada um de uma maneira distinta. Para quem quer investir, a queda significa que o caixa brasileiro vai pagar menos em juros e, por consequência, vai remunerar menos seus credores.

Sim, o banco vai receber menos e seus investimentos atrelados à Selic renderão menos. Contudo, um investidor preparado, com uma carteira diversificada, está posicionado para os mais diversos cenários. E, quando se fala em investimento seguro e rentável, logo se pensa em imóveis.

Diferentemente de outras aplicações financeiras, com imóveis seu dinheiro se torna um patrimônio que pode garantir bons rendimentos no futuro e está seguro de variações. É o tipo de negócio feito para quem quer evitar dores de cabeça com as flutuações de mercado financeiro sem abrir mão do lucro.

Ter um imóvel alugado também é uma forma de rentabilizar o seu patrimônio, o que te dá um duplo rendimento: o valor mensal que você recebe do seu inquilino e na valorização do bem em longo prazo. Isso protege o proprietário dos altos e baixos da economia com um investimento sólido, de retorno constante e que não perde valor.

Oportunidades em Niterói

Sejam empreendimentos residenciais ou comerciais, sejam terrenos ou loteamentos, imóveis são, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. Apostar em imóveis é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos. E o potencial de ganho está ainda melhor no cenário atual.

Se a escolha for por investir, o comprador pode financiar seu empreendimento com juros baixos, atrelados ao IPCA (principal índice de inflação do país), e colocá-lo para aluguel com correção pelo IGP-M, indicador mais utilizado para atualizar os valores de locação de imóveis, que fechou o ano de 2020 acima dos 20%.

Assim, quando a pergunta for onde investir em 2021, você certamente já sabe a resposta. Faça a decisão mais segura, invista em imóveis. Aproveite preços mais em conta antes da alta e conheça as ofertas das associadas da Ademi-Niterói!