SG: aluno da rede municipal é destaque na astronomia

Luiz diz que o apoio de outros alunos e dos professores foi fundamental - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um aluno da Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, na Estrada das Palmeiras, Itaúna, em São Gonçalo, está em um seleto grupo de alunos classificados para participar das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. As provas online ocorrem nos dias 15 deste mês e em 5 e 26 de fevereiro.

Luiz Paulo Barboza Vieira, de 15 anos e aluno do 9º ano, se classificou ao conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, ao tirar 9.75 na prova escrita.

"O ano de 2020 foi complicado por conta da pandemia. Ficamos um pouco para trás em questão de informações, mas mesmo assim fizemos de tudo para ter um bom resultado. Com grupo de cinco alunos, com um imenso apoio da escola e nossas diretoras Nubia Moreti, Cristina e meu professor Carlos Augusto, pude fazer a prova e tirar uma boa nota nessa olimpíada, 9,75. Estou muito feliz por ter sido um dos convidados a realizar a prova internacional dessa olimpíada de foguetes", comemorou Luiz.

Trabalho diferenciado - Há 12 anos como diretora da Escola Municipal Marcílio Dias, Cristina Brito destacou a satisfação de ver um dos seus alunos classificados.

"Nossa escola vem fazendo um trabalho diferenciado. Desde 2019, oferecemos aos nossos alunos do 2° segmento salas temáticas, onde tanto os professores quanto os alunos encontram tudo o que precisam para uma aula mais atrativa", disse a diretora, que também pontuou um momento de tristeza em meio a tanta alegria.

"O nosso querido professor que estava à frente da OBA, Carlos Augusto Fernandes, faleceu há uma semana. Ele tem nosso respeito e admiração, por sempre se esforçar para fazer o melhor para os seus alunos, se preocupando com cada detalhe da OBA", destacou Cristina Brito, lembrando a importância do professor ao longo de todo o processo para o sucesso do aluno Luiz Paulo Barboza Vieira.

Escola premiada - Essa é a terceira vez que a Escola Marinheiro Marcílio Damasceno participa da olimpíada. No ano anterior, a unidade conquistou a medalha de ouro para São Gonçalo, através do lançamento de um foguete que atingiu uma das maiores altitudes.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Lícia Damasceno, o incentivo da escola dá aos alunos a oportunidade de investir no futuro e buscar cada vez mais conhecimento.

"Com esse excelente resultado na prova escrita do aluno Luiz Paulo e o lançamento do foguete, nós fomos classificados para concorrer internacionalmente. O município de São Gonçalo está muito honrado com isso, em saber que estudantes da cidade podem alcançar outros países através do seu conhecimento e da sua criatividade", declarou a secretária de Educação.