Comerciantes sofrem com onda de assaltos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio à pandemia, um criminoso se aproveita das medidas de restrição contra o covid-19 e coloca terror em comerciantes do Centro de Niterói, assaltando estabelecimentos comerciais. Registros em vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a ação do homem em diferentes horas do dia, sem sequer se importar com a constante movimentação de pessoas no centro da cidade. Nesta terça, foi registrado o último crime na parte da tarde, mesmo com intensa circulação de pedestres.

Em um dos assaltos, o homem levou pacotes de cigarros além valores em espécie que estavam no caixa agindo com extrema tranquilidade. Esse foi apenas um em meio a muitos assaltos que estão sendo praticados contra bancas de jornais. Segundo trabalhadores do segmento, em apenas um mês e meio, roubos gerados pelo mesmo assaltante, teriam prejudicado cerca de cinco bancas em Niterói.

De acordo com relatos, foi apontado que o criminoso, sempre com arma em punho, aparece com a mesma espécie de roupa. Testemunhas dizem que ele está sempre de calças jeans, camisa polo ou de botão, boné, máscara e tênis azul.

Procurada, a Polícia Militar informou que o comando do 12ºBPM (Niterói) emprega seu efetivo no policiamento em viaturas, motocicletas e a pé diuturnamente. Ressalta ainda que ações pontuais são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir criminosos na área de atuação do batalhão.

Segundo a PM, o resultado dessa estratégia apresentou a redução de índices de criminalidade, apesar de trabalhadores seguirem como alvo de bandidos.

De acordo com dados reunidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na região do 12ºBPM, de janeiro a novembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, houve queda em diversas modalidades criminosas como 20.2% no roubo a estabelecimento comercial, 52.2% no roubo a transeunte e 47.7% no total de roubos.