Há seringas suficientes para iniciar a imunização

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, disse ontem (14), que a maioria dos 5.570 municípios brasileiros estará apta a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 tão logo o Ministério da Saúde distribua os imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Todas as cidades que se manifestaram [durante a reunião] disseram que estão preparadas para realizar a vacinação", disse o presidente da entidade, logo após se reunir, em Brasília, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com técnicos da pasta.

Ainda de acordo com Donizette, os 30 milhões de seringas e agulhas que o governo federal requisitou administrativamente a empresas do setor foram para, nas palavras do ministro, "regular os estoques" e, caso necessário, ajudar as prefeituras.

"O ministro disse que os 30 milhões de seringas e agulhas adquiridas são uma regulação de estoque. Caso algum município não as tenha, as receberá antes da próxima quarta-feira", disse o presidente da FNP. "O ministério disse que qualquer município que necessite pode entrar em contato que mandará as seringas neste final de semana."

Donizette também atribuiu a Pazuello a informação de que o ministério planeja começar a vacinação em todo o país já na próxima quarta-feira (20). Segundo Donizette, a data dependeria da aprovação dos pedidos de uso emergencial dos imunizantes apresentados pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consórcio AstraZeneca/Oxford, além da chegada, ao Brasil, dos 2 milhões de doses da vacina de Oxford já compradas pelo Ministério da Saúde.

"A data está pendente de duas coisas. Primeiro, da aprovação pela Anvisa, o que é uma condicionante para que [a data] seja mantida. Segundo, da logística de voo da aeronave que está sendo preparada em Viracopos [Campinas (SP)] para buscar as vacinas da AstraZeneca", disse Donizette pouco antes de ser informado que o avião da companhia aérea Azul que decolaria ainda ontem para buscar as vacinas na Índia só partirá hoje (15) à noite.

Rio - O governo do Estado do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (15) a distribuir oito milhões de seringas para os 92 municípios. Uma nova remessa, com outros oito milhões de seringas, deve chegar nos próximos dias. Seriam quase 5,5 milhões de fluminenses vacinados no grupo prioritário nos primeiros lugares da campanha - os detalhes ainda não foram fechados e dependem do aval do Ministério da Saúde.

Governador em exercício do Rio, Cláudio Castro decidiu que não vai priorizar a capital do estado na distribuição dos lotes de vacina contra a covid-19. Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde havia afirmado que a vacinação começaria pelas capitais do país, uma vez que aguardar a chegada do imunizante a todos os municípios do Brasil poderia atrasar muito o cronograma.

Castro, no entanto, afirma que o governo estadual já prepara um plano para que suas aeronaves levem os imunizantes aos 92 municípios do Rio assim que eles forem entregues pelo governo federal.

Primeira fase:

Idosos acima de 75 anos:

811.235 pessoas

Trabalhadores

da Saúde: 545.197

Indígenas: 339

Idosos asilados: 10.892

Segunda fase:

Demais idosos: 2.181.861

Terceira fase:

Pessoas com

comorbidades: 1.666.259

Quarta fase:

Profissionais da

Educação: 97.225

Agentes das forças

de segurança

e salvamento: 92.205

Agentes do sistema

prisional: 991

Presos: 48.708