Prefeitura recebe padroeiro

O prefeito Eduardo Paes e o cardeal Dom Orani Tempesta, com a imagem de São Sebastião, na sede do Executivo - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Eduardo Paes recebeu, na manhã desta segunda-feira (18), o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta. O religioso esteve na Prefeitura do Rio com a imagem peregrina de São Sebastião, santo que é o padroeiro da cidade e dá nome ao Centro Administrativo. A visita acontece desde 2010 e faz parte da programação da festa de São Sebastião, celebrada nesta quarta-feira (20).

Às 10h em ponto, Dom Orani chegou à prefeitura, e ainda na parte externa do prédio foi recepcionado por Paes, juntamente com os secretários Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública) e Pedro Paulo (Fazenda e Planejamento). Depois, todos seguiram para o gabinete do prefeito. Lá, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, também acompanhou a visita da imagem peregrina.

"Hoje é um dia abençoado, começando com São Sebastião e terminando com a vacina", comemorou o prefeito, referindo-se ao início da vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio, que começou às 17h, no Cristo Redentor.

Após beijar os pés da imagem do santo, Paes afirmou ser um "prazer receber, depois de quatro anos, a imagem de São Sebastião, nosso padroeiro, aqui na Prefeitura".

"Fizemos uma oração junto com Dom Orani, agradecendo por estarmos aqui, mas, principalmente, pedindo a proteção de São Sebastião para que a gente possa conduzir essa cidade pelos próximos quatro anos. Hoje também é um dia importante, primeira dose da vacina que vai ser aplicada aqui no Rio de Janeiro, será aos pés do Cristo Redentor, símbolo maior da nossa cidade, para que o Cristo possa abençoar todos os cariocas".

Sem procissão - Com o tema "São Sebastião, mensageiro da esperança", a Trezena começou no dia 7, no Santuário Basílica de São Sebastião - Capuchinhos, na Tijuca. Durante 13 dias, a imagem peregrina, levada por Dom Orani, percorre vários pontos da cidade. Por conta da pandemia, a tradicional procissão pelas ruas do Centro não vai acontecer, evitando aglomerações e a exposição das pessoas que são do grupo de risco. De acordo com a Arquidiocese do Rio, na véspera da grande festa, a imagem vai sobrevoar a cidade de helicóptero, às 12h30, abençoando todos os cariocas.

Na quarta-feira, dia do padroeiro, haverá uma missa 'drive-in', às 17h, celebrada por Dom Orani, na porta da Catedral Metropolitana, no Centro.

Barcas - A CCR Barcas vai operar com a grade de fins de semana nesta quarta-feira (20), Feriado de São Sebastião. Sendo assim, na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 60 minutos das 5h30 às 20h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 21h no trajeto Rio-Niterói. Já na linha Paquetá, as viagens ocorrem conforme disponível em http://www.grupoccr.com.br/barcas/noticias/medidas-contra-o-coronavirus?id=4081. A linha Cocotá não funcionará.