Rio dá início à vacinação contra a covid-19 aos pés do Cristo

Terezinha da Conceição, de 80 anos, moradora do Abrigo Cristo Redentor, foi a segunda pessoa a ser vacinada no Rio - Foto: Carlos Magno /Divulgação Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio de Janeiro deu início oficial à vacinação contra a covid-19, nesta segunda-feira (18), em cerimônia realizada aos pés do monumento do Cristo Redentor.

As primeiras pessoas do estado a receberem a vacina, às 18h22, foram a técnica de enfermagem Dulcinea da Silva Lopes, 59 anos, que trabalha no Hospital Ronaldo Gazolla, e a idosa Teresinha da Conceição, 80 anos, moradora do Abrigo Cristo Redentor. As doses foram aplicadas pela enfermeira Adelia Maria dos Santos e pelo primeiro-tenente bombeiro Angelo da Silva.

Após ser vacinada, Dulcinea falou sobre como estava se sentindo. "A emoção, não tem como descrever. Aos pés do Cristo Redentor, onde eu nunca tinha vindo. Todos os profissionais de saúde, não só os que estão na linha de frente, devem ser vacinados. A gente continua forte. Tem que ter garra para poder trabalhar na enfermagem em um momento desses", disse a enfermeira.

O governador do Rio, Cláudio Castro, o prefeito, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, estiveram presentes na abertura da vacinação na capital fluminense.

O estado do Rio receberá 487.520 doses, direcionadas aos grupos prioritários: trabalhadores da saúde que atendem pacientes de covid-19, idosos em abrigos de longa permanência e indígenas aldeados.

Aplicação - A prefeitura do Rio de Janeiro detalhou ontem (18) como será a aplicação das primeiras 110 mil doses de CoronaVac para os grupos prioritários.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, estimou que a aplicação das primeiras doses pode ser concluída até o dia 23. Soranz afirmou que o Rio de Janeiro tem uma das melhores redes de vacinação do país e já aplicou 230 mil doses em um único dia, em uma campanha conta a febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde espera receber 110 mil doses, que são apenas uma parcela das 231.840
doses que o município receberá a partir das 6 milhões disponibilizadas pelo Instituto Butantan para todo o país.

Acordo - O governo do Rio de Janeiro e as associações de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) assinaram acordo de cooperação para transformar os espaços dos estacionamentos dos estabelecimentos em ambientes seguros para a vacinação extra muro contra a covid-19.

Niterói - A Secretaria de Saúde de Niterói informa que a cidade está preparada para iniciar a vacinação assim que as doses estejam disponíveis. Niterói já conta com os insumos necessários e equipes preparadas para a vacinação.