Oxigênio: MP do AM quer investigação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai apurar as causas e as consequências da falta de oxigênio medicinal em hospitais públicos e privados do estado. O procedimento foi instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo o MP, promotores vão coletar "possíveis evidências de atuação criminosa organizada" e apontar soluções para a situação - que, em nota, o órgão classificou como "caótica". Além do Gaeco, a ação contará com a colaboração de membros de outras promotorias que lidam com aspectos como direito à saúde, à vida e à dignidade humana.

Alegando que as medidas adotadas para fazer frente ao problema deveriam ter sido tomadas antes, os promotores afirmam ser necessário apurar quem, "entre pessoas físicas, jurídicas, servidores e entidades", deixou de observar as "medidas de precaução necessárias", permitindo que, "por motivos de desídia [negligência] ou interesses econômicos", o "caos" se instalasse no sistema de saúde amazonense.

"Equalizado" - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem que o problema de abastecimento no estado do Amazonas está "equalizado". Ele e o governador Wilson Lima falaram sobre ações para enfrentar o colapso na saúde.