Profissionais de saúde falam sobre a expectativa da vacina

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, na manhã de ontem (21), ao segundo dia de vacinação contra a covid-19 no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Foram imunizados 280 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate à doença. A médica Ana Clara Katopodis não escondeu a emoção ao ser imunizada.

"É participar de um momento que vai ficar marcado na história".

Já a nutricionista Aline de Souza disse que a chegada da vacina renovou a esperança dos profissionais de saúde.

"Esperamos muito por esse momento".

Fiscalização - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), instaurou, ontem (21), dois procedimentos para fiscalizar a execução do cronograma e do plano de vacinação contra covid-19 em dois grupos considerados prioritários, com atendimento preferencial logo na primeira etapa da campanha.

Por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção ao Idoso da Capital, foi instaurado o procedimento para acompanhar a vacinação de idosos em abrigos, enquanto que, por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência da Capital, foi instaurado outro procedimento, este com o objetivo de monitorar o cumprimento da vacinação prioritária de deficientes.

De acordo com o MPRJ, essas pessoas fazem parte do grupo de risco, no qual são maiores as chances de agravamento e letalidade pela doença. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) terá o prazo de 30 dias para informar o cronograma de vacinação e quais instituições, das que abrigam pessoas idosas no município, já foram ou serão contempladas com a vacinação; os nomes dos idosos que já foram vacinados; se o primeiro lote de vacina contemplará todos eles; e sobre existência de fluxo ou protocolo para aplicação das vacinas nas referidas unidades.

O MPRJ ressalta que, até o momento, não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial e que o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 reconhece que a aplicação deve ser focada na redução da morbidade e mortalidade pela doença, existindo a necessidade de se estabelecer grupos prioritários de vacinação.