Os municípios de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, na Costa do Sol, vão se unir para estimular o turismo aeroviário nas três cidades, com um trabalho integrado na recepção aos turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Representantes das três cidades se reuniram para discutir a consolidação do grupo ABC do Sol, formado pelos municípios, Convention Bureau e Aeroporto de Cabo Frio.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem a segunda maior pista de pousos e decolagens do estado, ficando atrás apenas do Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Entre as ações a serem realizadas pelo Grupo ABC do Sol estão a elaboração de um calendário de eventos único das três cidades; criação de pacotes integrados com serviços turísticos, como mergulho, passeios náuticos, entre outros; criação da Central de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto de Cabo Frio, que informará aos visitantes sobre os três destinos juntos.
"Hoje, Cabo Frio recebe de dois a três voos diários vindos dos aeroportos Confins (BH), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) pela Azul, e voos três vezes por semana vindos de Guarulhos (SP) pela Gol. Todos estão operando com 80% de ocupação, o que surpreendeu as companhias aéreas. A Azul, por exemplo, já sinalizou com a continuidade dos serviços durante o ano todo, com três voos semanais a partir de março, vindos de Confins (BH) e Congonhas (SP)", comentou Carlos Cunha, secretário adjunto de Turismo de Cabo Frio.
A falta de infraestrutura viária na ligação das três cidades é a maior reclamação dos turistas que visitam a Costa do Sol. O maior problema está nos bairros Gamboa e Jacaré, em Cabo Frio, passagem obrigatória pelos turistas, principalmente aqueles que chegam em voos internacionais. Há muita desordem no trânsito, questões de segurança e falta de sinalização turística.
O problema foi um dos assuntos discutidos nesta quinta-feira, na reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), com a participação de representantes dos 13 municípios da Costa do Sol. Na reunião virtual, foi escolhida a nova diretoria do Condetur para o próximo biênio.
"As condições das vias que interligam os três municípios são péssimas, representando um desestímulo ao turismo de qualidade. Estavam recebendo muitos paulistas que vêm mergulhar em Cabo Frio e Arraial de Cabo. A precariedade dos acessos é a maior reclamação deles", disse Roberto Saci, do Hotel Porto Veleiro, ex-secretário de Turismo de Cabo Frio.
Entre as ações a serem realizadas pelo Grupo ABC do Sol estão a elaboração de um calendário de eventos único das três cidades; criação de pacotes integrados com serviços turísticos, como mergulho, passeios náuticos, entre outros; criação da Central de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto de Cabo Frio, que informará aos visitantes sobre os três destinos juntos.
Costa do Sol aposta na união para fortalecer setor turístico

Representantes das cidades se reuniram para discutir a consolidação do grupo ABC do Sol, formado pelos municípios, Convention Bureau e Aeroporto de Cabo Frio - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura