O resgate da lembrança das restingas, com paisagismo longe do convencional, é a proposta do projeto "Verde na Orla", que a Prefeitura de Niterói lançou na orla das praias de São Francisco e Charitas, na Zona Sul da cidade. O programa prevê o plantio de mais de 400 espécies de restinga, como o araçá, pitangueiras e aroeiras, na orla e no canteiro central das avenidas Quintino Bocaiúva e Silvio Picanço. Responsável pelo projeto, a secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) também está suprimindo as leucenas, espécie exótica que é nociva à vegetação nativa.
O trabalho começou com a recuperação das árvores existentes, entre a estação do catamarã e o Clube Naval. Elas receberam adubação química e retutoramento (estacas). Outras receberam tratamento para combate ao cupim. No canteiro central serão plantadas mais de 50 araçás:
"O araçá é uma espécie rústica pouco conhecida, mas atrai uma grande variedade da nossa avifauna. Na orla estamos suprimindo as leucenas, leguminosas de crescimento muito rápido e altamente competitivas com as espécies nativas", disse o biólogo Alexandre Moraes, da Seconser.
A secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, disse que também estão sendo plantadas pitangueiras e mudas de pau-ferro e sibipiruna nos canteiros próximos ao túnel Charitas-Cafubá. Ela garantiu também que a Seconser vai recuperar o "Pomar de Charitas", em frente à garagem subterrânea, num local muito procurado por moradores e visitantes para fotografar o pôr do sol na Baía de Guanabara com o Centro do Rio ao fundo.
"O projeto prevê o trato das espécies existentes, supressão das invasoras e plantio de árvores da Mata Atlântica e típicas de restinga em toda a orla dos dois bairros, ampliando as ilhas de verde que deram certo em São Francisco", explicou Monassa.
Dunas - Segundo a Seconser, moradores de Charitas pediram a recomposição das dunas em frente ao Aeroclube. O local, embora de preservação permanente, foi devastado por ação de clubes de canoas havaianas e por artistas de rua, afirmaram os moradores.
A Seconser também está revitalizando a Praça do Radioamador, entre São Francisco e Charitas, após a retirada da árvore de Natal. As equipes estão consertando um trecho do piso que afundou, no lado de São Francisco, revitalizando o paisagismo e recolocando os equipamentos que foram retirados para montagem da árvore de Natal.
Praias da Zona Sul têm áreas verdes recuperadas

Trabalho iniciou com recuperação das árvores existentes. Algumas receberam adubação, outras foram descupinizadas - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura