Oportunidades antes da virada

Richard Sonsol, presidente da Ademi - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Na última quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as expectativas da maior parte dos economistas do mercado financeiro ao manter a taxa básica de juros inalterada em 2% ao ano - a quarta manutenção consecutiva da Selic. A medida confirma a onda de incentivo à retomada da economia que abordamos nas últimas edições desta coluna.

Tudo indica, contudo, que o cenário poderá mudar em breve. Com a inflação de 4,52% registrada em 2020, portanto acima do centro da meta de 4% estipulada pelo governo, e sem sinais de desaceleração no curto prazo, a avaliação de especialistas é de que os juros devem ser elevados em breve, em um cenário ainda marcado por incertezas, fragilidade fiscal e atraso da agenda de reformas.

Para quem vislumbra garantir a casa própria em breve, o momento de agir é agora. A redução histórica da taxa Selic possibilita um cenário mais favorável para aquisição de imóvel, já que o financiamento bancário é a modalidade de crédito mais buscada pelos brasileiros para concretizar a compra. Quanto menor for a taxa, mais vantajoso para quem toma o empréstimo no banco.

Além disso, o crescimento de programas de crédito, assim como a diversificação das instituições financeiras, abriram novas possibilidades e modalidades de compra.

Vale lembrar que os preços praticados hoje são extremamente convidativos. E, como o mercado financeiro, não oferece uma boa rentabilidade, a aquisição de um imóvel agora é uma grande chance que o comprador terá de fazer um investimento.

Niterói oferece

vantagens

A oportunidade para quem quer investir no mercado imobiliário está em posicionar-se antes que estas tendências se concretizem e sejam claras para todos. Os sinais estão visíveis: a hora de investir em imóveis é agora.

Procure as imobiliárias da cidade e aproveite os melhores imóveis, novos ou usados, com as maiores ofertas. Além dessas possibilidades na hora da compra, Niterói oferece, de acordo com o Índice FipeZap, preço médio de metro quadrado mais barato do que o Rio de Janeiro (R$ 6.800 contra R$ 9.437 na capital).

Com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, a cidade é uma ótima opção para quem busca mais tranquilidade e boas oportunidades de negócio. Aproveite este último momento de vantagens.