Costa Verde tem projeto de ordenamento turístico

Primeiro encontro, no dia 15, reuniu representantes dos três municípios - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dando prosseguimento ao projeto de ordenamento turístico unificado nos municípios da Costa Verde, representantes das Prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty estiveram juntos pela segunda vez em uma semana, para mais uma reunião do grupo de trabalho. O encontro aconteceu no Hotel Porto Real, em Mangaratiba.

A pauta da semana foi a unificação das leis e taxas que passarão a vigorar igualmente nas três cidades. O objetivo é igualar a legislação e as taxas praticadas para que a atividade
turística aconteça de forma mais organizada em toda a região.

O ordenamento turístico unificado da Costa Verde é resultado de uma parceria firmada entre os prefeitos de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty anunciada no último dia 15. Os municípios vão atuar em parceria para organizar o controle turístico nas três cidades e fomentar a economia local, entre outros investimentos.

As mudanças implicarão diretamente no ordenamento de todas as atividades turísticas, ampliação das ações de fiscalização, controle de embarcações e cargas, regularização de concessões e melhora dos serviços vinculados ao turismo.

A iniciativa acontece através da união dos poderes executivos, mas, conta também com o apoio direto das polícias Militar, Rodoviária Federal e da Marinha.

As prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty manterão encontros periódicos de trabalho para dar andamento ao projeto de unificação turística. Cada município será responsável por elaborar um plano de ação que deve incluir os impactos e necessidades nas áreas de segurança e ordem pública, saúde,
meio ambiente, além do setor de turismo. Depois deste trabalho pronto, inicia-se a regulamentação em cada cidade.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Angra, Christiano Alvernaz, o secretário de Turismo e Cultura de Mangaratiba, Roberto Monsores, o secretário de Turismo de Paraty, José Claudio, e o presidente da TurisAngra Fernando Seabra.