Cidade do Rio segue com risco alto para o contágio da covid

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Eduardo Paes participou, ontem, da divulgação do 4º Boletim Epidemiológico da Covid-19, no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, e o documento revelou que toda a cidade continua na classificação de "risco alto". Além disso, a prefeitura informou que com as medidas adotadas de combate à pandemia, em alguns dias da última semana, a espera por um leito no sistema de saúde foi zerada.

As 33 regiões administrativas já se encontravam com esta classificação no 3º boletim divulgado e, dessa forma, não houve alterações em relação ao 4º. As ações de fiscalização seguem intensificadas. Para reduzir a incidência da doença na cidade, é imprescindível que a população colabore e siga as recomendações científicas.

O prefeito considerou que a situação deve melhorar com o início da etapa de vacinação escalonada de pessoas a partir dos 80 anos, marcado para segunda-feira (1). Ao fazer um balanço das primeiras quatro semanas de divulgação do Boletim Epidemiológico, Paes fez uma comparação com a escola, numa referência à volta às aulas, prevista para o próximo mês.

"Desde o 3º boletim tivemos uma piora da nossa nota no boletim que recebemos na escola e a mantivemos neste 4º. A nota não é boa, não dá para passar de ano. A gente precisa voltar para nota amarela (risco moderado), a gente está na laranja (risco alto)", disse o prefeito, que em seguida comentou sua expectativa sobre a nova etapa de vacinação. "Se a gente vacinar 100% das pessoas acima de 60 anos até o fim de março, em abril poderemos estar vivendo uma situação de muito mais tranquilidade, voltar a nos abraçar e nos encontrar", acredita Paes.