Mangaratiba vai implantar barreiras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Mangaratiba vai retomar as barreiras de bloqueio de acesso ao município a partir desta segunda (1º). A fiscalização, que voltará a ser feita em pontos estratégicos nas entradas dos distritos, será permanente durante todo o mês e ampliada no período de carnaval. A ação tem como objetivo reforçar o combate a pandemia na cidade.

Com a determinação, somente moradores, proprietários de imóveis, locatários, trabalhadores e pessoas com reservas já agendadas em hotéis ou pousadas poderão entrar na cidade, mediante apresentação de comprovante de residência, reserva ou vínculo empregatício e documento original com foto.

Ocupantes dos veículos que quiserem entrar em Mangaratiba estarão submetidos à fiscalização da Guarda Municipal. A medida vale, inclusive, para vans, ônibus e veículos de aplicativo.

Os carros de aplicativo ou veículos de transporte remunerado só serão autorizados a entrar em Mangaratiba caso o passageiro comprove ser morador. Serviços de manutenção, entregas e cargas também deverão obedecer às exigências.

Confira os documentos que serão exigidos nas barreiras:

- De residência (para moradores e proprietários de imóveis)

- Contrato de locação (para o locatário que não tiver comprovante de residência em seu nome)

- De Reserva (para hóspedes de hotéis e pousadas)

- De vínculo empregatício (para trabalhadores do município que residam em outras cidades)

Cabe destacar que a medida poderá ser ampliada para os próximos meses.

Quiosques - Esta semana, a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, e com o apoio das Secretarias de Ordem Pública e Serviços Públicos, realizou uma operação de fiscalização nos quiosques de Ibicuí. A ação foi motivada após o recebimento de denúncias sobre desrespeito às regras sanitárias em vigor na cidade. Quatro estabelecimentos foram autuados.

Diversas irregularidades foram constatadas durante a operação, tais como: más condições de limpeza, acondicionamento indevido de alimentos, dispensação incorreta de lixo, flagrante de aglomerações, distanciamento incorreto de mesas e descumprimento de outras determinações sanitárias.

"Essa operação aconteceu depois de recebemos denúncias de que um dos quiosques de Ibicuí estava promovendo aglomerações com música ao vivo, entre outros desrespeitos à legislação que está em vigor durante a pandemia. E para garantir a segurança, até dos próprios trabalhadores, resolvemos mobilizar as equipes de fiscalização e ordem pública para esta ação", explicou a secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco.

Os responsáveis de todos os quiosques foram orientados pela equipe de fiscalização sobre quais mudanças e procedimentos deverão adotar para evitar novas sanções. Nos próximos dias eles serão submetidos a nova fiscalização e caso continuem infringindo as regras sanitárias e determinações relativas ao controle da Covid, serão multados.