Niterói começa a vacinar idosos com mais de 90 anos em casa

Niterói segue avançando na imunização da população, seguindo a oferta de doses disponibilizadas para o município - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói inicia, hoje, a vacinação de idosos acamados acima de 90 anos. Desta forma, nesta quarta-feira não haverá vacinação nos postos para os idosos. O agendamento deve ser feito através do e-mail [email protected], e as mensagens devem conter nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.

O prefeito Axel Grael frisou a importância da continuidade dos cuidados para prevenção do contágio da covid-19 e fez um apelo ao público-alvo que está sendo vacinado.

"Estamos trabalhando para que a imunização ocorra de forma organizada e contamos com a ajuda da população. Tivemos um número grande de pessoas chegando aos postos de vacinação logo nas primeiras horas do dia. No restante do dia, a imunização transcorreu com absoluta tranquilidade. Para evitar transtornos, recomendamos que, se possível, as pessoas compareçam aos postos em outros horários", afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, em cada local de vacinação, há uma equipe da área do idoso para receber e encaminhar a pessoa ao local de vacinação, verificando a necessidade de cada um.

Todas as unidades contam com cadeiras de rodas disponíveis para os idosos, e o local de aplicação foi instalado próximo à entrada de cada Policlínica para evitar longos deslocamentos. Depois de vacinado, o idoso é mantido na policlínica por um período pequeno em observação.

Segundo o cronograma, na quinta e sexta-feira (4 e 5), o município vai retomar a vacinação dos profissionais de saúde a partir de 60 anos que ainda não se vacinaram, nas quatro policlínicas. Ao comparecer para a vacinação, os profissionais de saúde devem apresentar o registro profissional, número do CPF ou CNS e documento de identidade com foto. Sem a documentação, a imunização não será possível. A divulgação das próximas etapas do calendário depende do envio de novos lotes de vacina pelo Governo Federal.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, explicou que o processo de vacinação está sendo conduzido de acordo com o número de doses disponíveis para imunização.

"As equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando e trabalhando diariamente. Apesar da grande procura, especialmente nos últimos dias, conseguimos atender a população de forma rápida, ágil e segura. Na próxima transmissão ao vivo, na quinta-feira, anunciaremos, de forma transparente, o calendário de vacinação da próxima semana. Já estamos com toda a estrutura para fazer o esquema drive-thru de vacinação, aguardando que tenhamos as doses suficientes para colocar esse sistema em funcionamento".

São Gonçalo - São Gonçalo recebeu, nesta terça-feira (02), 13.795 doses da vacina CoronaVac para imunizar os trabalhadores da saúde da linha de frente que já receberam a primeira dose da vacina, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias. Outras três mil doses do mesmo imunizante e mais 70 da Oxford/Astrazeneca também foram retiradas da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA) do Governo do Estado, no Barreto, em Niterói. Além de profissionais da saúde que estão sendo vacinados em cinco unidades, idosos com mais de 90 anos também poderão receber o imunizante.

Para incluir os idosos com mais de 90 anos na vacinação, foram retirados da lista de beneficiados neste momento as parteiras/doulas, funcionários de funerárias e acadêmicos e estagiários que trabalham em unidades de saúde.

As vacinas estão disponíveis na Clínica Gonçalense do Mutondo, Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; Polos Sanitários Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro; Hélio Cruz, em Alcântara; e Washington Luiz, no Zé Garoto. Nos polos, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nas clínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h. Para a vacinação, os trabalhadores da saúde devem levar a carteira de registro profissional e identidade e os idosos, apenas documento de identidade.