Guarda intensifica ações em Itaboraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem passa pela Avenida 22 de Maio, via principal que corta o Centro de Itaboraí, já consegue perceber uma sensação de segurança maior desde os primeiros dias da nova gestão. Completando um mês nesta sexta-feira (05/02), a operação de patrulhamento preventivo da Guarda Municipal pode ampliar ainda mais o alcance a partir do mês que vem, com a retomada de um monitoramento eletrônico.

Seguindo o previsto no Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei nº.: 13.022/2014), os agentes de Itaboraí iniciaram, no dia 5 de janeiro, uma reformulação de atuação nas ruas. A principal delas foi a instalação de uma base móvel em um dos pontos mais movimentados do centro da cidade, por um período de 12 horas (7h às 19h).

O ônibus, fruto de uma parceria com o Governo Federal em 2014, através do programa "Crack, é possível vencer", voltará a monitorar a cidade por meio de quatro câmeras de vigilância. Parada há cerca de três anos, devido a falta de manutenção do equipamento de monitoramento, a base móvel passou por uma avaliação de técnicos da Prefeitura e a previsão é que as câmeras voltem a funcionar já no mês de março.

Essa reestruturação da Guarda Municipal de Itaboraí é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que pretende intensificar as ações preventivas no município.

"Queremos intensificar as ações nos bairros, nas escolas e em espaços públicos, interagindo com a população e com as demais forças de segurança de Itaboraí", explicou o secretário Heitor Baldow.

Atualmente, a Guarda Municipal de Itaboraí conta com efetivo de 181 agentes, divididos em quatro setores: Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM); Grupamento Especial de Ronda Escolar (Gere); Grupamento Especial de Trânsito (GET); e Banda.