SG mantém grupos prioritários previstos no Plano de Imunização

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, que segue à risca as determinações do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários que devem receber as vacinas contra covid-19, dentro do Plano Nacional de Imunização, foi ratificado pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Segundo ele, há municípios alterando os grupos prioritários, o que está prejudicando muito o processo de imunização.

Um claro exemplo é o grande número de profissionais da saúde de outras cidades que estão buscando os postos de São Gonçalo para se vacinar, aumentando excessivamente a demanda e provocando filas. O secretário municipal de Saúde, Dr. André Vargas, lembra que a vacinação é nacional e que não pode deixar de atender à população. Mas alerta que o número de doses destinadas ao município é calculado para atender ao público-alvo residente em São Gonçalo.

Nesta quinta-feira, São Gonçalo segue aplicando as vacinas a trabalhadores da saúde e idosos acima de 90 anos (exceção aberta a pedido do Ministério Público). Podem se vacinar médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da Educação Física, médicos veterinários, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal. Os profissionais devem levar carteira de registro profissional e identidade. Os idosos precisam apresentar documento de identidade comprovando idade acima de 90 anos.

Sem calendário - A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informa que não há calendário de vacinação previsto para a cidade. São Gonçalo segue as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e aguarda novas remessas de vacinas para novos públicos. Ainda não há nenhuma previsão da chegada de novos lotes de imunizantes e a vacinação dos próximos grupos só se dará através de agendamento pelo aplicativo MeuEsus , que deve ser baixado por todos os gonçalenses. Não haverá livre demanda nos postos de saúde. Por enquanto, não há agendamento aberto.

Medidas prorrogadas - A Prefeitura de São Gonçalo prorrogou, até o dia 30 de abril, as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus no município através do decreto 048/2021, publicado nesta quarta-feira (3). No entanto, todos os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar, como comércios, clínicas, academias, salas de cinema e outros, devem seguir regras estabelecidas pelos decretos em vigor.