Oito fuzis apreendidos no Rio

Apreensão de fuzis: armas de guerra foram apreendidas pela Polícia Militar em regiões distintas do Rio, entre a madrugada e a metade da manhã de ontem - Foto: Divulgação/Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Militar apreendeu ontem oito fuzis em menos de oito horas no Rio. As armas de guerra foram apreendidas em pontos distintos da cidade, em ocorrências na Ilha do Governador, no Complexo de Comunidades do Chapadão, em Costa Barros, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e na Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

Na primeira ação, no fim da madrugada, equipes do 17º BPM (Ilha do Governador) policiavam o bairro dos Bancários quando avistaram dois veículos com indivíduos em atitude suspeita. Ao tentar abordar os automóveis, os policiais foram atacados a tiros e houve confronto. Na fuga, um dos carros bateu contra um poste e o outro conseguiu fugir.

Após cessarem os disparos, os militares localizaram dois homens que estavam no automóvel. Feridos na colisão, eles foram socorridos no Hospital Municipal Evandro Freire, tendo se apresentado como vítimas.

Na ação, um fuzil, duas réplicas de fuzil, uma réplica de pistola e um rádio transmissor foram apreendidos. A ocorrência foi feita na 21ª DP.

Já nas primeiras horas da manhã, equipes do 41º BPM (Irajá) realizavam policiamento pelas imediações do Complexo de Comunidades do Chapadão, em Costa Barros, quando criminosos armados atiraram contra os policiais, o que deu origem ao confronto. Em ação contínua pela Rua Fernando Lobo, as equipes apreenderam cinco fuzis. Dois criminosos feridos foram socorridos ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Em Vila Isabel, por volta das 9h, equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos patrulhavam a comunidade quando, na esquina da Rua Petrocochino com Rua Senador Nabuco, criminosos armados atiraram contra os policiais, que reagiram. Um criminoso foi atingido e socorrido ao Hospital Federal do Andaraí, onde não resistiu. Com ele foi apreendido um fuzil. Um segundo homem também foi preso.

O criminoso atingido, conhecido como "Messi", era apontado como um dos chefes do crime organizado e do tráfico de drogas no Morro dos Macacos, possuindo 12 mandados de prisão em aberto em seu desfavor por crimes diversos como Homicídio Qualificado, Tráfico de drogas e Condutas Afins, Resistência, Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito detre outros. O Portal dos Procurados do Disque Denúncia oferecia uma recompensa de R$ 1.000,00 por informações que colaborassem com sua captura.

Também ao longo da manhã, durante uma ampla ação de repressão ao crime organizado e comércio de entorpecentes na Comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste, equipes do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA) apreenderam um fuzil, rádios comunicadores e farta quantidade de entorpecentes, além de prenderem quatro homens. À tarde, alguns moradores fizeram manifestação e tentaram interditar vias da região. Equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) seguiram em apoio. Policiais do Comando de Operações Especiais (COE) - através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) - também foram acionados para reforçar o policiamento em toda a região. Durante as ações de apoio, equipes do BAC apreenderam duas pistolas e material entorpecente a ser contabilizado.

As ocorrências foram registradas na 21ª DP (Bonsucesso), 39ª DP (Pavuna) e 19ª DP (Tijuca) respectivamente.

Narcomilicianos - Policiais civis da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), com apoio de agentes de outras delegacias, realizaram ontem (9) uma operação contra uma organização criminosa de narcomilicianos que atuam nas comunidades do Rebu, Coreia e Vila Aliança, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio. Esse grupo é responsável pela prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, homicídios, entre outros. Oito pessoas foram presas e uma morreu em confronto com os policiais. Com ele, foi apreendida uma pistola.