Ponte duplicada em Teresópolis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou ontem o início das obras de duplicação da ponte de Barra do Imbuí, em Teresópolis. A intervenção de R$ 2,1 milhões vai melhorar o acesso ao bairro Caleme. O anúncio foi feito pelo grupo de trabalho formado para acompanhar as ações planejadas durante o Governo Presente, que aconteceu há um mês na Região Serrana para marcar os dez anos da tragédia causada pelas chuvas na Serra. Formada por técnicos das pastas e órgãos estaduais, a equipe vistoriou locais onde ocorrem obras.

Um mês após a transferência temporária do governo para Região Serrana, houve avanços em diversas áreas, como a recuperação de encostas, pagamento de aluguel social para vítimas da tragédia, início de atendimento a desempregados nas Casas do Trabalhador, limpeza de rios e córregos e inauguração do Polo Cederj, de ensino superior à distância.

O diretor de recuperação ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Daniel Moraes de Albuquerque, falou sobre o início da duplicação da ponte de Barra do Imbuí.

"Essa obra é para melhorar o acesso aos bairros do Caleme, Posse e Campo Grande. Começamos a sondagem do terreno e já estamos com as máquinas nas ruas", afirmou.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou a importância da intervenção para os moradores.

"Essa ponte é fundamental. Liga a cidade a muitos bairros, regiões que sofreram muito com a tragédia de 2011. Nós estamos ouvindo a comissão criada pela associação de moradores que está nos orientando sobre as demandas para esta área. Hoje, por exemplo, conversamos sobre a necessidade de não só duplicar a ponte, mas também criar um paisagismo, uma reurbanização no entorno", destacou.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, ressaltou o avanço das obras de contenção de encostas.

"As obras estão avançando. Há uma dívida histórica aqui de contenção de encostas, e nós temos hoje a vitória junto ao governo do estado de conseguir recursos federais para fazer dez contenções. No bairro Salaco são quatro obras, e essas dez, no total, resolvem os problemas de alto risco indicados em 2011", disse.

César Fernandes, morador da Cascata do Imbuí, em Teresópolis, afirmou que voltou a ter esperança de morar em um local mais seguro após a início das obras.

"Essas intervenções são necessárias, estamos esperando por isso há muito tempo, e ver essas ações acontecendo nos deixa muito feliz", enfatizou.

Em Teresópolis, o estado anunciou ainda a demolição de sete imóveis ao longo do Rio Príncipe - uma área de alto risco - para intervenções ambientais.