PM e bombeiros também vão coibir aglomerações

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, vai reforçar as ações de fiscalização em eventos de reunião de público - Foto: Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Além de garantir a segurança pública, o planejamento da Secretaria de Estado de Polícia Militar para o feriado prolongado a partir do fim de semana terá um desafio a mais: coibir grandes aglomerações de público e, assim, evitar propagação da Covid-19. Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional, o plano prevê o emprego de 13.828l policiais militares, entre sábado (13) e terça (16), e de duas mil viaturas circulando diariamente em todo o estado.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, vai reforçar as ações de fiscalização em eventos de reunião de público. As vistorias noturnas, que já acontecem de quarta a domingo, serão estendidas para a segunda e a terça. Os militares de todos os quartéis estarão de sobreaviso para atender os chamados via denúncia da população.

De acordo com o decreto 47.345 de 5 de novembro de 2020, os produtores de eventos devem garantir o distanciamento social, o uso de máscara facial, a utilização de álcool 70% e a lotação máxima de 50% da capacidade total.

Na capital, cujas regras para o feriado prolongado foram estabelecidas pelo Decreto Municipal 48.500, os policiais militares atuarão juntamente com guardas municipais e agentes do Detro. Haverá pontos de bloqueios para proibir o acesso de ônibus fretados em vias expressas estratégicas, como Linha Amarela, Transolímpica, Trevo das Missões e Grota Funda.

Ainda na capital, o planejamento segue um modelo mais dinâmico, com reforço de patrulhamento nas áreas centrais da cidade e na orla, com reforço na Operação Verão, iniciada desde o início da temporada.

Também foi reforçado o policiamento previsto no Programa Viagem Segura, adotado nos finais de semana para ampliar a segurança nas rodovias estaduais e federais, estas através de parceria com a PRF. Outras áreas de estado mereceram atenção especial no planejamento. Na Região dos Lagos, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) reforçarão o patrulhamento nas cidades litorâneas.

Policiais das Rondas Especiais e Controle de Multidões e do Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento) estarão atuando no trecho da rodovia BR-101 Norte, entre Niterói e Itaboraí. Para garantir o reforço de efetivo no feriado prolongado, a Secretaria de Polícia Militar determinou a suspensão de férias e folgas.