Fiscais do Ipem-RJ realizam ações simultâneas em Campos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Técnicos metrológicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) estiveram em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense do Estado realizando verificações em postos de combustíveis e redes de supermercados do município. As ações, que foram realizadas simultaneamente, tiveram como objetivo garantir o direito do consumidor e cumprir o calendário metrológico de aferição anual do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ao todo, 491 instrumentos entre bombas e balanças foram aferidos pelo órgão; sendo 12 reprovados e 14 autos de infração foram emitidos por irregularidade.

Além disso, os fiscais do Ipem também fizeram verificação em produtos pré-medidos comercializados em diferentes supermercados e padarias do município de Campos dos Goytacazes. No total, 28 exames formais, 20 massas desiguais e 13 coletas aleatória foram realizadas durante quatro dias.

A perícia de produtos será realizada no Laboratório Pré-Medidos do Instituto. Segundo o órgão, produtos pré-medidos são todos aqueles produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização, como por exemplo, pacotes de açúcar, café e outros.