Cisp soma 100 mil atendimentos

De olho nas câmeras, guardas municipais acompanham a movimentação de pessoas e de veículos por toda a cidade - Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lançado em 2015, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) já atingiu a marca de 100 mil atendimentos em Niterói. Segundo a prefeitura, o número 153 se confirmou como uma ferramenta de apoio à população para o atendimento das mais variadas demandas, não se limitando à segurança pública. Operado por guardas municipais treinados para o atendimento ao cidadão, o Centro funciona 24 horas, contribuindo para que o município seja uma das cidades mais monitoradas do estado, com 522 câmeras e outras 70 de inteligência artificial, capazes de identificar veículos roubados, possibilitando uma ação mais rápida por parte das forças de segurança mais próximas.

Mais de 150 veículos foram recuperados desde 2017, com a implantação do cercamento eletrônico, com a orientação dos agentes do Cisp, o que comprova a importância do serviço de inteligência no auxílio para a elucidação de crimes. Além disso, durante a pandemia do coronavírus, a central também orienta a população sobre os pontos de atendimento disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e os auxílios sociais e econômicos desenvolvidos pela Prefeitura de Niterói.

"Minha primeira palavra é de agradecimento aos guardas municipais que não economizaram esforços para atender a população. E agradeço, também, ao cidadão niteroiense que confia no trabalho do Cisp", destaca Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública, reiterando que a cidade tem hoje os melhores índices de segurança dos últimos 20 anos.

O sistema do Cisp tem guardas municipais treinados, além de policiais militares e integrantes do Programa Niterói Presente. Sempre que alguma movimentação suspeita é registrada ou as câmeras visualizam qualquer tipo de ocorrência, os agentes acionam a força de segurança mais próxima do local. O equipamento integra todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil.

Atrelados ao Cisp ainda há 10 portais de segurança, com leitores automáticos capazes de verificar as placas de veículos em situação irregular nas entradas e saídas da cidade. O cercamento eletrônico está presente em pontos estratégicos da cidade.

"O Cisp se consolidou como a mais importante ferramenta de tecnologia à disposição das forças de segurança em Niterói. É um exemplo para outros municípios e mostra que, quando o ente municipal resolve investir em tecnologia e apoio às forças de segurança no combate à criminalidade, resultados positivos são registrados", avaliou Gilson Chagas, secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Niterói.

Em 2020 foram mais 11 mil chamadas referentes a questões de saúde pública, cerca de 5 mil ligadas ao trânsito, 5 mil para atendimentos de ordem pública, 4,8 mil de chamadas ligadas a área de segurança e cerca de 4,2 mil de natureza ambiental, como resgates e fiscalizações, entre outras.

"É um órgão que já faz parte da política de segurança da cidade. Meu próprio pessoal que está dentro do Cisp orienta as ações da polícia. É até difícil mensurar quantas ocorrências foram resolvidas graças ao serviço", enfatizou o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º BPM.

Além da tecnologia on-line para ações imediatas, o Cisp também dá suporte aos agentes e auxilia outras forças de segurança em investigações para desbaratar e prender quadrilhas ou criminosos.

"Desde que nossa equipe veio trabalhar em Niterói, em 2018, estabelecemos uma grande parceria com o Cisp. Nessa época a cidade passava por um grande desafio relativo à segurança, pois vários assaltos vinham sendo praticados em restaurantes em Icaraí. Após um intenso trabalho investigativo, que contou com imagens fornecidas pelo Cisp, todos os integrantes da quadrilha foram presos. De lá para cá os trabalhos em conjunto só aumentaram e hoje a cidade apresenta números altamente satisfatórios no combate ao crime", observou a delegada da 81ª DP Itaipu, Raissa Celles.

No mês passado, policiais da 76ª DP (Centro) prenderam em flagrante um homem que ficou conhecido como playboy mascarado, após assaltar bancas de jornais e comércios na cidade. A prisão foi possível graças ao apoio da inteligência do Cisp, que monitorou os passos do criminoso, contou o diretor do Cisp, Nilson Cunha.