Condomínios multifuncionais são tendência em 2021

Richard Sonsol, presidente da Ademi - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Em busca de melhor qualidade de vida, as famílias já não se contentam apenas com um imóvel espaçoso, querem também serviços à disposição no dia a dia para que possam unir lazer e comodidades para os moradores, como verdadeiros clubes. As restrições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram ainda mais a busca por essa infraestrutura.

As mudanças na rotina depois de meses em isolamento social fez crescer a procura por novas plantas. Os niteroienses querem mais espaços livres e compartilhados, em busca de bem-estar. O desafio está no ar e as construtoras já trabalham em projetos que atendam a essa nova realidade.

Além de imóveis confortáveis, pesam também na escolha do consumidor a presença de áreas de uso comum e que sejam também funcionais. Áreas verdes, brinquedoteca e parquinho para levar as crianças, piscina para os dias de calor, jacuzzi para relaxar depois de um dia cansativo, salão gourmet para reunir amigos em confraternizações, salão de festas para comemorar datas especiais. Novidades como o espaço para coworking - uma alternativa para quem trabalha em home office e nem sempre tem um espaço reservado para isso em casa - e locais pensados especialmente para os pets, mostram que o setor está de olho no comportamento e nas novas demandas.

A expectativa para o mercado mobiliário em 2021 é de crescimento, mesmo que a economia do país não destrave de imediato. A projeção da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) é de alta de 27% na concessão de crédito para compra da casa própria este ano.

Ainda segundo a Associação, mais de 426,7 mil imóveis foram adquiridos em 2020, com financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos, no valor total de R$ 123,9 bilhões, 58% superior ao registrado em 2019. Os resultados de 2020 foram tão expressivos que bateram um recorde histórico, superando o emblemático 2014, marco do boom do setor, quando os financiamentos atingiram a casa dos R$ 112,9 bilhões.

Quem planeja a compra de imóvel deve aproveitar as baixas taxas de juros ainda praticadas pelos bancos neste momento. E, para este momento tão importante de tomada de decisão, as imobiliárias associadas à Ademi-Niterói trazem segurança e comodidade, para que você tenha a certeza de que está fazendo um bom negócio.