SG conta com mais 11.380 doses

Os profissionais de saúde de SG seguem preparados para a 2ª dose no Clube Mauá - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo retirou, no fim da tarde de ontem, mais 11.380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. Seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), todas serão usadas para aplicação de primeira dose, já que o intervalo deste imunizante é de 12 semanas - tempo hábil para a chegada e produção de novas vacinas. Hoje, a secretaria define o cronograma para a aplicação desta nova remessa de doses.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começou a vacinar com a segunda dose de CoronaVac, ontem, os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. A imunização continua, nesta quinta-feira (25), em oito locais, três deles com drive thru, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. A segunda dose desse público - um total de 10.720 pessoas - já está reservada.

Ontem, as irmãs Ana Paula da Rocha Correa, dentista; e Dionéia Ramos, assistente social; moradoras de São Gonçalo, foram as primeiras a receber a segunda dose da CoronaVac no posto do Clube Mauá, no Centro. Emocionadas, elas fizeram questão de registrar o momento com fotos e afirmaram que a aplicação da vacina representava liberdade. Ana Paula afirmou que a emoção era ainda maior por estar sendo vacinada no Clube Mauá.

"Voltei no tempo. O clube fez parte de minha adolescência; aqui eu fiz natação e, neste salão onde estou tomando a vacina, dancei com meu pai em muitos bailes", lembrou.

Agora, a expectativa das irmãs é com a imunização da mãe, dona Adinéia, de 76 anos. "Estamos acompanhando para saber quando o município receberá novas vacinas para que ela possa tomar a primeira dose. Ela não sai de casa, vive sozinha e estamos ansiosas para que chegue a vez dela", explicou Dionéia.

Idosos acamados ou com mobilidade reduzida com mais de 81 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) começaram a ser vacinados em suas residências. O agendamento acontecerá pelos agentes de saúde pessoalmente. Ao todo, devem ser vacinados 1.260 idosos nesta situação.

Só devem se dirigir aos pontos de vacinação hoje (25) os profissionais de saúde e idosos que foram vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac nos dias 3 e 4 de fevereiro. Todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Os demais idosos e profissionais da saúde devem aguardar ter 21 dias de vacinados para procurarem os pontos de vacinação. O intervalo entre a primeira e segunda dose pode ser de até 28 dias. Por isso, o intervalo do fim de semana também não afetará a imunização. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

São Gonçalo segue imunizando com a segunda dose os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19, em seus locais de trabalho, e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas. Até as 16h desta quarta-feira, 8.434 pessoas foram imunizadas com a segunda dose.