Mais vacinas estão chegando

De acordo com o Ministério da Saúde, a chegada de mais vacinas vai permitir a ampliação da vacinação para outros grupos prioritários - Foto: Divulgação/Receita Federal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde apresentou ontem (24) o quantitativo de distribuição dos 3,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 entregues na terça-feira (23) à pasta pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Butantan. Do total recebido, 2 milhões de doses são da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 1,2 milhão, do imunizante do Instituto Butantan. A distribuição dos imunizantes deve ocorrer nos próximos dias.

De acordo com a pasta, a chegada de mais vacinas vai permitir a ampliação da vacinação para outros grupos prioritários: agora, terão prioridade pessoas nas faixas de 85 a 89 anos e de 80 a 84 anos, 3.837 indígenas e 8% dos trabalhadores da Saúde.

Até então, a Campanha Nacional de Vacinação previa a incorporação dos idosos de 90 anos ou mais (100%); trabalhadores da Saúde (73%); pessoas idosas (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência institucionalizadas (100%); pessoas com deficiência, a partir de 18 anos, moradores em residências inclusivas institucionalizadas (100%); indígenas vivendo em terras indígenas com 18 anos, ou mais, atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (100% do quantitativo inicial repassado pela Secretaria de Saúde Indígena - Sesai).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o envio das doses aos estados vai ocorrer de forma proporcional e igualitária, conforme estabelece o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, que prevê os grupos prioritários.

Estado do Rio- A Secretaria de Estado de Saúde recebeu comunicado do Ministério da Saúde, na noite desta terça-feira (23), com o quantitativo de doses de vacinas contra a covid-19 destinadas ao Estado. Serão 118.800 doses da CoronaVac e 196 mil doses da Oxford/AstraZeneca.

Na manhã de ontem (24), o Ministério da Saúde entregou as 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) do estado, em Niterói, sem prévia comunicação. A SES ainda não foi informada oficialmente pelo MS sobre a data do recebimento das doses da CoronaVac.

Na CGA, as vacinas terão a temperatura checada e serão inseridas em sistema para o devido controle da logística de distribuição aos 92 municípios. As remessas para a capital, Niterói, São Gonçalo e Maricá foram realizadas por caminhões, ainda ontem, a partir das 16h30. Para os demais 88 municípios, as doses serão enviadas por helicópteros hoje, a partir
das 7h.

De acordo com o Terceiro Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca serão para uso imediato, pois a segunda dose pode ser aplicada com intervalo de três meses. Segundo o Ministério da Saúde, haverá tempo hábil para a chegada de mais lotes da vacina e conclusão do esquema vacinal.

Ainda segundo o informe, a distribuição da CoronaVac deve continuar a ser organizada de modo que a segunda dose seja reservada. Sendo assim, das 118.800 doses que vão chegar, 20 mil serão reservadas para a segunda dose do lote já enviado aos municípios entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As 98.800 restantes serão entregues em duas etapas, metade para primeira dose e a outra metade para segunda dose. O intervalo entre a aplicação das doses deve ser de 21 a 28 dias.