Niterói já tem sua unidade do Sistema Nacional de Empregos

Claudio Castro e Axel Grael na inauguração: unidade será administrada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em parceria com a Prefeitura de Niterói - Foto: Luiz Alvarenga/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado está encurtando a distância entre as oportunidades de trabalho e renda e os moradores de Niterói, São Gonçalo e cidades próximas. Esta é a missão da unidade do Sine inaugurada, ontem (25), pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e pelo prefeito de Niterói, Axel Grael. O local será administrado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) em parceria com a Prefeitura de Niterói.

Entre os serviços do Sistema Nacional de Emprego está a intermediação entre as 64.749 empresas que existem na cidade e os trabalhadores. Além disso, no espaço será possível solicitar seguro-desemprego e obter orientações sobre Carteira de Trabalho Digital. Este será o 45º posto do Estado, sendo que 28 estão localizados na Região Metropolitana.

"Esta inauguração já é fruto de um novo momento na política em nosso estado: o período do diálogo, da parceria. É uma alegria estar ao lado da Prefeitura de Niterói trazendo serviços para a população, principalmente na área do trabalho. Não há melhor projeto social do que o emprego. As pessoas querem trabalhar para sustentar suas famílias. E isto traz dignidade", afirmou Cláudio Castro, que entregou cartas de encaminhamento para cinco pessoas que foram selecionadas pelo Sine para uma entrevista de emprego.

"O NAE é um equipamento público recente, implantado pela Prefeitura de Niterói, e que agora ganha uma dimensão muito maior com a chegada do Sine. Com essa parceria, vamos fazer com que essas pessoas que estão buscando emprego possam ter mais oportunidades. Parabenizo e agradeço o esforço do governo do estado na realização de parcerias para que possamos avançar. A Prefeitura está trabalhando para proteger empregos em Niterói e, com a abertura do Sine, a cidade avançará ainda mais nesta área", observou o prefeito Axel Grael.

Uma das contempladas foi Pâmella Marinho, 25 anos, que está atrás do seu primeiro emprego e tem o sonho de fazer faculdade de Medicina.

"Esta carta de encaminhamento que recebo hoje é a minha grande expectativa para conseguir o meu primeiro emprego e, depois, perseguir o meu sonho de fazer uma universidade", contou a jovem.

A princípio, o atendimento ao público será feito com agendamento prévio, por meio do canal digital saaweb.mte.gov.br. A estimativa é que, neste primeiro momento, sejam realizados 90 atendimentos por dia, respeitando os procedimentos sanitários para controle do novo coronavírus. A unidade fica na Avenida Feliciano Sodré, 43, no Centro
de Niterói.

"O setor de serviços em Niterói sofreu uma queda no saldo de empregos formais no acumulado de 2020. Ter uma unidade Sine representa o esforço para a recuperação da empregabilidade no local. O governador em exercício nos passou essa missão de estar mais próximo da população para ajudarmos as pessoas, seja pela qualificação ou por intermediação", ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira.

Desde o início do ano, pela intermediação de mão de obra dos postos Sine, foram oferecidas cerca de 23 mil oportunidades de emprego, com quase 38 mil inscritos. Esses números fazem do Sine um programa essencial para a retomada do emprego no Rio de Janeiro.