Educação ambiental no Caminho de Darwin

Acervo de animais silvestres taxidermizados, que ficam expostos no centro de visitantes do circuito turístico - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lazer associado à educação ambiental é o que o visitante encontra no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). A unidade de conservação de proteção integral, que está localizada entre os municípios de Niterói e Maricá, tem, entre seus principais objetivos, a promoção da educação ambiental através da visitação dos atrativos e atividades em escolas e eventos afins. Para isso, conta com um acervo de animais silvestres taxidermizados, que ficam expostos no centro de visitantes do Caminho Darwin, como uma ferramenta de educação ambiental.

Além da exposição fixa, esse acervo de animais taxidermizados eventualmente também é utilizado nas visitas às escolas do entorno e outros eventos, principalmente em datas comemorativas. Essa prática da taxidermia para educação ambiental existe há mais de 10 anos no Peset, sendo comum em outras unidades de conservação no Brasil. Nos últimos quatro anos, a bióloga Jacqueline Ribeiro tem trabalhado de forma voluntária na manutenção do acervo e na taxidermização de novas peças, contribuindo para a gestão da unidade de conservação. Segundo ela, o objetivo do projeto de revitalização da exposição de animais taxidermizados é contribuir para o incremento da visitação no centro de visitantes do Caminho Darwin, no Peset, além de promover ações de educação ambiental, com o repasse de informações relevantes sobre a fauna de Mata Atlântica.

O projeto é de autoria da bióloga, sendo mais uma iniciativa da Ecoarte Produções, com apoio da empresa Ecoponte Rodovias, parceira dos projetos desenvolvidos no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Inea-RJ).

Para Jacqueline Ribeiro, "à medida que as pessoas conhecem ou reconhecem o patrimônio que temos, maior é a participação coletiva em prol da conservação e proteção da biodiversidade e dos fragmentos de mata e seus ecossistemas associados".

A Ecoarte Produções, que em 2020 desenvolveu o projeto Ecoarte no Caminho Darwin, esse ano dá continuidade às ações pela valorização desse patrimônio natural e cultural através dessa parceria.

"Temos a convicção que essa exposição será uma ferramenta de educação ambiental para muitas crianças, jovens e adultos. Além disso, trabalhar nesse projeto foi uma alegria, pois tivemos a oportunidade de prestigiar uma grande ambientalista da Região Oceânica de Niterói, a Jacque", relata Bruna Galassi, criadora da Ecoarte Produções.

O Centro de Visitantes do Caminho Darwin fica na trilha do Caminho de Darwin, no Engenho do Mato, Estrada da Barrinha, sem
número.