Niterói vacina idosos de 84 a 80 anos a partir de segunda

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A movimentação foi tranquila nos locais de vacinação de Niterói na sexta-feira (26). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói reiniciou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 85 anos depois de uma interrupção por falta de doses. Na semana que vem, a partir de segunda-feira (1 de março), será a vez das pessoas de 84 a 80 anos, com a imunização de uma faixa de idade por dia, usando as doses de vacina recebidas na última quarta-feira do Governo do Estado.

O posto drive thru do Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) voltou a funcionar e foi o mais concorrido de todos os postos de vacinação, com fila de carros praticamente o dia todo, mas o tempo de espera não foi longo, já que a imunização ocorre em até oito veículos de cada vez.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, acompanhou a vacinação do pai dele no drive thru. "É muito emocionante porque a vacina é um caminho importante para que a gente possa se cuidar. Em primeiro lugar, ter a vacina é fundamental. Em segundo lugar, ver a universidade servindo à população em geral e agora a felicidade de poder trazer o pai, no momento certo, e esperando a minha vez, mais pra frente, torcendo para que toda a população possa ser vacinada e a gente possa evoluir mais no combate ao coronavírus, se protegendo", afirmou o reitor.

Antonio Claudio Peixoto da Nóbrega, de 85 anos, pai do reitor da UFF também se mostrou muito feliz com a imunização: "Muito feliz por chegar a minha vez de ser vacinado. É algo importantíssimo. E a possibilidade de ser vacinado dentro do carro, com o serviço do drive thru deixou tudo muito tranquilo. O atendimento foi maravilhoso e tudo correu sem atropelos", afirmou.

Uma novidade na sexta-feira foi a inclusão da policlínica da Engenhoca como ponto de imunização. Os outros locais são as policlínicas do Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, além do drive thru no Campus Gragoatá da UFF, totalizando oito opções de endereço para o niteroiense se vacinar.

Para receber a primeira dose, os idosos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade.

Segunda dose - Também na sexta-feira começou a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde autônomos, com mais de 60 anos, que receberam a primeira dose nos dias 4 e 5 de fevereiro.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.