SG volta a aplicar primeira dose

Diante das denúncias de "vacina de vento" em outras cidades, acompanhantes são incentivados a filmar vacinação - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo vai reiniciar, neste sábado (27), a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19. Idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios podem procurar um dos oito pontos de vacinação espalhados pela cidade, três deles com drive thru, que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h.

A cobertura vacinal será estendida para os técnicos em radiologia que atendam os requisitos. Os profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outras cidades que podem se vacinar são: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Os idosos com mais de 90 anos têm prioridade nas filas. E, diante das denúncias de "vacina de vento" em outras cidades, a secretaria está incentivando os acompanhantes dos idosos a filmarem e/ou fotografarem a vacinação. Importante lembrar que os profissionais de saúde sempre exibem a seringa descartável com a dose antes e depois de aplicar a vacina para garantir a transparência do processo.

Acamados - Parentes e responsáveis por acamados com mais de 81 anos ou com mobilidade reduzida que não são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa. Os acamados que são atendidos pela ESF já estão sendo vacinados em suas residências. O agendamento está sendo feito pelos agentes de saúde pessoalmente, assim como os atendidos pelo SAD.

Segunda dose - A Secretaria de Saúde de São Gonçalo está vacinando com a segunda dose de CoronaVac os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. Também recebem a segunda dose, em seus locais de trabalho e residências, os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19 e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas.

Volta às aulas - Após um ano de 2020 marcado pela pandemia do novo coronavírus e um calendário escolar adequado às aulas virtuais, aos poucos, o ensino presencial volta a acontecer em 2021. Com a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo faz um alerta aos pais e responsáveis: ficarem atentos ao transporte escolar das crianças.

Para saber se está contratando os serviços de um profissional legalizado e com o veículo em condições de prestar esse tipo de serviço de forma segura, os pais devem prestar atenção ao estado de conservação geral do automóvel e ao selo de vistoria, destaca a secretaria. A pasta estabelece regras para legalização e circulação desse tipo de transporte na cidade.

Entre os itens de segurança, os pais devem observar se os pneus do veículo possuem desgaste e se os cintos de segurança estão bem conservados.

Retorno seguro- Com essa retomada gradual das aulas presenciais, surge uma preocupação a mais para os pais que decidirem levar seus filhos para as instituições de ensino: o risco de contágio do novo coronavírus no transporte escolar.

Para a segurança dos alunos, a secretaria recomenda as seguintes medidas de segurança: motorista e alunos devem usar máscaras de tecido durante todo o percurso; veículos do transporte escolar deverão intercalar um assento ocupado e um livre, orientar os alunos a não tocarem nos bancos, portas e janelas e disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos; janelas devem permanecer semiabertas para circulação de ar; os veículos do transporte escolar deverão ser higienizados entre uma viagem e outra.