Pandemia e Ensinamentos

Dom José - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Napoleão dizia que aquilo que não aprendemos em tempos de paz, acabamos aprendendo durante a guerra. Embora não haja canhões e muita gente ignore o momento, a pandemia é o equivalente a uma guerra, com a diferença que o inimigo é invisível, o que o torna ainda mais letal.

Alguns cuidados podem nos ajudar a atravessar esse tempo.

Ouvir uns aos outros. Conversar com as pessoas ao redor, para descobrir os sentimentos que as oprimem. Reconectar-se. Escutar.

Praticar a empatia: colocar-se no lugar dos amigos e da família, dos companheiros de quarentena que compartilham seu espaço. Ver através das perspectivas deles: entender o que os preocupa. Cada pessoa reage de forma diferente aos problemas. Então é hora de regular emoções, frustrações e incertezas.

Alguns passos simples podem ajudar.

Se você estiver estressado, faça uma pausa por um momento e concentre-se na respiração. Por 3 minutos inspire e expire, prestando atenção em como o ar circula pelo nariz e chega aos pulmões. Expire lentamente. Este é um exercício muito simples, para acalmar e diminuir o estresse. Pratique isso repetidamente.

Anote alguns pensamentos ou eventos positivos do seu dia, todos os dias. Use cinco minutos à noite, antes de dormir, por exemplo. Concentre-se nas experiências positivas e anote-as: um filme hoje, a conversa com um amigo, algo interessante ou novo que tenha aprendido. Foque nos pensamentos e coisas positivas do seu dia.

Coloque as coisas em perspectiva. Você tem um lugar para ficar. Você tem amigos e família. Você tem comida. Esse isolamento ainda durará algumas semanas ou meses e você poderá retornar à sua vida normal. Este é um momento passageiro em sua vida. Concentre-se nas coisas boas da sua vida e reflita como você pode usar essa pausa da sua rotina diária para crescer.