Governo transfere gabinetes para a Baixada Fluminense

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um fórum que reuniu prefeitos e secretários estaduais e municipais, na manhã desta terça-feira (2), na sede da Firjan de Nova Iguaçu, marcou o início do Governo Presente Baixada. O programa, que transfere os gabinetes do chefe do Executivo e de seus secretários para diferentes regiões do estado, percorrerá 13 municípios da Baixada Fluminense até o próximo sábado (6). O encontro aconteceu após o governador em exercício Cláudio Castro sancionar o Supera Rio, projeto de lei que garante auxílio emergencial de até R$ 300 a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

"Nos próximos dias, vamos inaugurar Restaurante do Povo, Centro de Atendimento à Mulher, unidades da FIA e Casa do Trabalhador, além de anunciar a ampliação de rodoviária, o repasse de verbas para a Saúde, a revitalização de estradas e muito mais. Tudo com um objetivo: melhorar a vida da população da Baixada. Queremos dialogar, estar próximo da população, trabalhar muito para tirar do papel as demandas que ouviremos nesta semana, alavancar a economia e gerar empregos", explicou Cláudio Castro.

Além do debate entre o governador em exercício e prefeitos, secretários estaduais e municipais discutiram diversas medidas para beneficiar a região nas áreas de saúde, educação, trabalho, turismo, transporte, entre outras. Entre os temas levantados, a necessidade de um plano integrado de mobilidade e as ações futuras no combate ao novo coronavírus.

Prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa definiu o momento como um marco para a região.

"Não podemos perder de vista o desenvolvimento econômico. O Estado do Rio de Janeiro, por meio do governador Cláudio Castro, tem buscado nos unir. Precisamos voltar a ser referência nacional. E, para isso, debater as questões locais. Por isso, estamos aqui. Eu, por exemplo, nunca tinha participado de um evento como este", disse Lisboa.

Arco Seguro - Ainda durante o evento, um memorando de entendimento foi assinado entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Centro Industrial do Rio de Janeiro e a Alerj sobre o Projeto Arco Seguro.

A iniciativa da Firjan propõe a construção de uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar o potencial logístico da rodovia, com melhorias na conservação e na segurança para o tráfego de passageiros e de cargas no Arco Metropolitano (BR-493), que corta a Baixada. A via é uma importante artéria econômica, que serve de acesso e ligação ao Porto de Itaguaí, aos distritos industriais de Campos Elíseos (Polo Petroquímico) e de Santa Cruz, e à base de submarinos da Ilha da Madeira (Marinha).

"O projeto está alinhado ao Programa de Retomada de Crescimento do Estado. Garantir a segurança nesta via é fundamental para interligar cidades e avançar com a economia", explicou Eduardo Eugênio Gouvêia Vieira, presidente da Firjan.