Niterói: vacinação a partir de 82 anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Hoje, quarta-feira (3) será a vez dos idosos com mais de 82 anos irem aos locais de vacinação de Niterói para a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na quinta-feira serão vacinados idosos com 81 anos e, na sexta-feira, a prefeitura espera concluir a vacinação dos niteroienses com mais de 80 anos. Até a última segunda-feira (1º), 27.087 pessoas já tinham sido imunizadas em Niterói, sendo que 12.300 já receberam a segunda dose da vacina.

A imunização está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF. Para receber a primeira dose, os idosos de 84 a 80 anos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade (confira o calendário abaixo). A entrada nas policlínicas é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

Niterói está programando a vacinação contra a covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

SG - O secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, André Vargas, participou de audiência pública sobre a vacinação contra o coronavírus na cidade na Câmara de Vereadores de São Gonçalo na manhã desta terça-feira (2). No plenário, André tirou dúvidas e fez esclarecimentos sobre a vacinação para vereadores e público em geral. Além do secretário, também representaram a pasta a superintendente de saúde coletiva, Jackeline Passos; e a subsecretária de Atenção Básica, Dora Rodrigues.

As perguntas mais frequentes foram relacionadas à quantidade de doses de vacina, público-alvo e cronograma de vacinação. André Vargas esclareceu que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição do imunizante e determinações sobre o que deve ser feito com as doses desde o início da campanha.

"Estou aqui para fazer o que é melhor para a população gonçalense, dentro do que está ao meu alcance, mas respeitando as leis. As doses são enviadas para o Estado do Rio pelo Ministério da Saúde. O Estado divide a quantidade de doses entre as cidades, dependendo do público a ser vacinado. São Gonçalo busca e obedece o que está no PNI", explicou o secretário sobre a logística da vacina.

Sobre a aquisição de vacinas, André esclareceu que os imunizantes ainda não estão à venda e nem têm preço. "Esse mercado ainda não existe. Nenhuma cidade pagou pelas doses. São Gonçalo, quando a vacina estiver disponível para a venda e tiver orçamento, poderá comprar. No entanto, as vacinas ainda são exclusividade do Governo Federal. Ainda não temos condições de vacinar toda a população. As doses chegam aos poucos e com os públicos indicados para a vacinação. Por isso, é muito importante que a população colabore mantendo o distanciamento, usando máscara, lavando as mãos e usando álcool em gel. Precisamos da conscientização e respeito de todos", disse.