SG tem maior índice de furto de energia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Enel Distribuição Rio acaba de fechar o ranking dos municípios atendidos pela distribuidora com os maiores índices de furto de energia no ano de 2020. São Gonçalo lidera a lista, com índice de 40% de furto de energia. Isso significa que, de toda energia distribuída pela companhia na cidade, cerca de 40% é perdida - a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como "gato". Itaboraí vem na sequência, com índice de 31%, e Duque de Caxias ocupa a terceira posição, com 30%. As cidades de Araruama (29%), Magé (26%), Campos dos Goytacazes (24%) e Maricá (23%), aparecem em seguida entre as cidades com maior incidência de furto de energia. Em toda a área de concessão, o índice de furto representa cerca de 22%.

A Enel Distribuição Rio irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia em 2021, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos. Furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, a prática põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.