SG também amplia medidas restritivas a partir de hoje

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas restritivas de proteção à vida, para evitar o avanço do novo coronavírus. A partir desta sexta-feira, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar até às 18 horas, inclusive as praças de alimentação dos shoppings. Boates, casas de shows e de eventos deverão ficar fechadas. As medidas terão duração até o dia 11 de março, de acordo com o decreto nº 088/21, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira.

A decisão de impor horário reduzido de funcionamento e/ou fechamento de estabelecimentos foi tomada para evitar aglomerações e conter o aumento de casos de covid-19. O anúncio da Prefeitura do Rio, com restrições e toque de recolher na capital do Estado, também foi considerado na tomada de decisão pelo município de São Gonçalo, em função da proximidade entre as duas cidades. O prefeito Capitão Nelson explicou que as novas restrições têm caráter preventivo, para evitar o colapso no sistema de saúde municipal.

Principais medidas

- Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimento congêneres poderão funcionar no horário de 6h às 18h, limitando o atendimento ao público em 2/3 (dois terços) da sua capacidade
de lotação.

- Os shoppings, centros comerciais e galerias poderão funcionar até às 22h, cumprindo as medidas protetivas já em vigor e limitando o público em 2/3 da capacidade total.

- Serão permitidos eventos sociais em ambientes como salões e casas de festas, para eventos de casamentos e aniversários previamente agendados, desde que assegurada a contenção do acesso ao interior do estabelecimento, respeitando-se o limite de 2/3 do limite de capacidade total do local, limitando-se a capacidade máxima de 250 pessoas.

- Fica permitido o serviço de entrega de refeições e lanches.

- Está mantido o funcionamento de feiras livres que realizem a comercialização de produtos de gênero alimentício e artesanato, exclusivamente para este fim e que tenha papel fundamental no abastecimento local; vedada a comercialização de alimentos para consumo no local, no horário de 6h as 18h.

Fiscalização reforçada - Para garantir o cumprimento das medidas, uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Saúde e Defesa Civil, através da Vigilância Sanitária, e Ordem Pública, com a atuação da Subsecretaria de Posturas e da Guarda Municipal, estará nas ruas a partir desta sexta-feira, para orientar os comerciantes e a
população.