Bares e restaurantes têm prazo de três dias para adaptação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói concedeu um prazo de três dias para que o setor de bares e restaurantes se adapte às medidas do decreto municipal 13.938/2021, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, para prevenir o avanço da Covid-19. Os estabelecimentos reafirmaram o compromisso de não permitir aglomerações, garantir o distanciamento entre as mesas e respeitar o horário de funcionamento proposto para este fim de semana, das 11h às 22 horas.

A partir deste final de semana, também, a prefeitura vai intensificar as ações de fiscalização para garantir que os bares e restaurantes estejam se adaptando às medidas mais restritivas determinadas pelo decreto.

As novas determinações reforçam iniciativas para o combate à Covid-19, devido ao aumento de casos e alterações no indicador síntese de monitoramento da doença. Têm o objetivo de frear a propagação do coronavírus e evitar que a cidade avance para o nível laranja, o que precede a adoção de uma série de medidas ainda mais restritivas conforme previsto no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.

O presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, viu positivamente a atitude da prefeitura em ampliar os horários dos bares e restaurantes neste final de semana. "Foi uma vitória da boa articulação dos empreendedores, mas também uma demonstração de sensibilidade do Executivo. Afinal, o Decreto havia sido anunciado na noite de quinta-feira, quando os bares e restaurantes já haviam feito suas compras para as vendas de final de semana. Com os novos horários, esses insumos não serão mais perdidos", comemorou.

"O caminho tem que ser esse, do diálogo, uma vez que estamos todos unidos no combate à pandemia, mas não podemos nos esquecer de garantir as atividades econômicas funcionando", completou o líder lojista, que fez questão de participar dos protestos desta sexta-feira defronte à sede da prefeitura, lado a lado com os donos de bares e restaurantes. "Somos todos empreendedores, e isso nos une", definiu.

Além do novo horário de funcionamento, os bares e restaurantes terão que funcionar com taxa de ocupação de 50% e respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. Depois das 22h os estabelecimentos poderão continuar funcionando apenas para atividade de delivery, sem atendimento presencial de clientes.

A partir de segunda-feira (8), o setor de bares e restaurantes poderá funcionar presencial até as 18h. A partir disso, somente no serviço de entregas.