Crédito e juros baixos aquecem setor

Richard Sonsol, presidente da Ademi - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Quem sonha com a casa própria ou quer adquirir um imóvel maior, seja novo, usado ou ainda na planta, a palavra-chave é planejamento financeiro. O momento é favorável e histórico para compra devido à atual conjuntura que alia juros baixos a um leque de linhas de crédito que podem se ajustar ao bolso de cada comprador. O primeiro passo para quem quer adquirir o bem, para morar ou investir, é definir o tipo e o valor do imóvel pretendido. Niterói tem muitas oportunidades.

As taxas oferecidas por cada agente financeiro variam de uma instituição para outra, portanto é preciso pesquisar e definir o que caberá no bolso. A Caixa Econômica Federal lançou recentemente uma nova linha de financiamento imobiliário, com taxa de juro de juros de 4,75% ao ano mais correção pela Taxa Referencial (TR). A instituição destinou R$ 30 bilhões para esta modalidade, mas o valor poderá ser ampliado conforme a demanda.

Os bancos privados e a própria Caixa oferecem mais outras três opções. Uma, com juros pré-fixados, com taxas que variam de 8% a 9,75%. Outra, a mais antiga, com juros a partir de 6,50% até 8,5% mais correção pela TR, hoje zerada. Outra linha prevê reajuste pelo IPCA, com taxas entre 2,95% a 4,95%.

Vale a pena avaliar o uso do FGTS como entrada para abater as prestações ou mesmo na compra à vista. Antes de escolher o tipo de empréstimo imobiliário, saiba que a inflação e a Selic - a taxa básica dos juros - andam juntas. Hoje, a Selic está no patamar de 2%. As prestações do empréstimo não podem exceder a 30% da renda familiar.

O setor imobiliário começou aquecido em 2021. Em janeiro, os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo alcançaram R$ 12,29 bilhões, um crescimento de 72% em comparação a janeiro de 2020 segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Foi o melhor janeiro da série histórica.

Para quem deseja comprar um imóvel na cidade, pode ter certeza de que este é um dos momentos mais oportunos. Niterói oferece tranquilidade, excelente infraestrutura e preços competitivos.

Consulte as imobiliárias associadas à Ademi-Niterói para ter um auxílio profissional e confiável, tirar suas dúvidas e ter a certeza de estar fazendo a melhor escolha.