Niterói é escolhida para projeto de manutenção de bicicletas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói é a cidade escolhida para o projeto pioneiro no Estado, de manutenção gratuita de bikes em diversos pontos. Do Centro até Charitas, passando por toda orla, já foi possível observar durante a última semana equipes de mecânicos especializados, identificados com uniformes do projeto SOS Bikes, transitando pelas ciclovias, para ajudar com pequenos consertos. O projeto conta ainda com um ponto de apoio fixo, de segunda a sábado, no Fika Bike Café, na Rua Marquês de Paraná. De acordo com dados do Programa Niterói de Bicicleta, a cidade registrou aumento de até 300% no fluxo de ciclistas nas principais vias nos últimos anos.

Para acionar o serviço móvel, basta solicitar a ajuda pela plataforma da Santuu Seguradora sempre que estiver dentro das zonas abrangidas, é o que explica o CEO da empresa, Rodrigo Del Claro. "O objetivo das duas iniciativas é levar para os ciclistas das cidades contempladas serviços básicos de reparos das bikes, como conserto de furos, troca de câmeras de ar, ajustes em bancos, guidões e correntes e calibragem de pneus sem custo para os ciclistas, exceto o material utilizado", conta.

Segundo Del Claro, excepcionalmente neste primeiro mês, o SOS Bike funcionará diariamente, mas a partir de abril o programa funcionará na cidade às terças, quintas e sábados. No mesmo mês o projeto começa a atuar também na cidade do Rio de Janeiro, inicialmente no percurso do Aterro do Flamengo até Copacabana.