Grota do Surucucu: quadra revitalizada

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A quadra poliesportiva da Grota do Surucucu, em São Francisco, foi entregue à população totalmente revitalizada esta semana. O espaço, que foi reformado pela Prefeitura de Niterói, recebeu o nome do jogador de futebol Dyogo Costa Xavier de Brito, morto em agosto de 2019 durante uma operação policial na comunidade. O jovem, que tinha 16 anos, estava a caminho do treino.

Com a reforma que foi concluída em outubro de 2020, a quadra recebeu novas estruturas metálicas na cobertura, telhado, vestiários, muro externo, piso, pintura e iluminação. A sede administrativa e cozinha também receberam melhorias, além da construção de um banheiro para portadores de necessidades especiais. O investimento total do Município para a reforma foi de R$ 827 mil. A obra foi realizada por meio do Projeto Prefeitura Presente, que revitaliza os espaços públicos de convivência da cidade.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que a quadra será um espaço onde os jovens poderão ter acesso a projetos de inclusão social. Ele garantiu que a gestão vai manter o olhar atento às comunidades da cidade.

"A Grota é um lugar de talentos. Era preciso que existisse nessa comunidade um registro de vida do Dyogo, remetendo àquilo que ele gostava e se dedicava tanto, que era o futebol. Eu sou de uma família de atletas, que acredita muito no esporte como meio de transformação e inclusão. Espero que daqui saiam mais nomes e mais boas iniciativas na área da cultura, do esporte, da integração social. Queremos que a comunidade tenha uma relação de pertencimento com esse espaço", afirmou o prefeito.