Prefeito de Itaboraí acaba com operação do Detro-RJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo com a nova determinação que confere atribuição exclusiva à Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS) na fiscalização de modais de transporte público de passageiros irregular, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, teve de intervir e paralisar uma operação do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro/RJ) que acontecia na Avenida 22 de Maio, no Centro, na manhã desta segunda (8). O caso foi parar na 71ª DP (Itaboraí).

Na distrital, Delaroli ouviu representantes do Detro/RJ e argumentou, com base no decreto, a competência pela fiscalização dos modais. Um dos motoristas de transporte alternativo alvos da operação, Rafael Camelo, de 29 anos, teve o veículo liberado - ele trabalha há dois anos na linha Venda das Pedras x Rio de Janeiro.

"Toda a fiscalização dos transportes públicos será realizada inteiramente pelo município, sem interferência do Detro. As vans foram marginalizadas pelas gestões passadas, mas não vou descansar até que esse transporte volte a circular regularmente na cidade, sendo fiscalizadas da forma correta pela Prefeitura. Desde a primeira semana do mandato determinei o início dos estudos para regularizar as linhas de transporte alternativo na cidade, que, primeiro ocorrerá através de autorização, e, até a licitação a permissão das vans", afirmou Delaroli.

Publicada no Diário Oficial da última sexta (5), o decreto proíbe a realização de operação de fiscalização de transportes públicos por quaisquer outros órgãos dos demais entes federados nas vias e rodovias municipais de Itaboraí. A medida considera, entre outros argumentos, o término da vigência do convênio de cooperação celebrado com o DETRO/RJ.