Niterói: comerciantes fazem protesto contra restrições

Aos gritos de "queremos trabalhar", comerciantes fizeram manifestação, ontem, em frente à sede da prefeitura - Foto: Reprodução

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aos gritos de "queremos trabalhar" comerciantes realizaram no início da tarde ontem um protesto em frente à sede da Prefeitura de Niterói, no centro da cidade, criticando as medidas restritivas que reduzem os horários de funcionamento dos estabelecimentos, principalmente bares e restaurantes, que estão obrigados a fechar as portas às 18h. Mais cedo, eles já haviam realizado outra manifestação, na orla de São Francisco, na Zona Sul, onde está localizado um dos principais pólos gastronômicos do municípioe que será bastante afetado pela medida. No fim do dia, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil Rodrigues, emitiu nota acusando a prefeitura de perseguir a categoria, citando que as aglomerações nos transportes públicos, por exemplo, são ingoradas pelo Poder Executivo.

"Causa a todos nós especial estranheza a facilidade com que se mandam fechar os estabelecimentos comerciais em Niterói, ao mesmo tempo em que correm soltas, há um ano, as aglomerações nos transportes públicos. Tais aglomerações, se antes já eram desumanas e preocupantes, nos últimos doze meses vêm se tornando cada vez piores, devido à desabrida redução das frotas de ônibus municipais e intermunicipais em circulação. Onde estão os fiscais da Prefeitura e do Estado? Por que nada é feito a esse respeito?", questiona Tauil, abordando ainda a questão do transporte aquaviário, onde recentemente foi liberada a lotação máxima, com passageiros em pé:

"Em nome do lucro também a concessionária das Barcas resolveu reduzir suas viagens, que agora se dão em embarcações cada vez mais apinhadas de passageiros, sem que nenhuma multa ou fiscalização se veja quanto a isto. Por que o prefeito de Niterói não atua junto ao governador para reverter isto?".

Para o presidente do Sindilojas, as medidas para o comércio adotadas pela prefeitura no combate à disseminação ao coronavírus seriam ineficazes.

"O que temos visto é que, em vez de reprimir os abusos de grupos poderosos como os dos supermercados, das barcas e das empresas de ônibus, a prefeitura vem dando preferência a perseguir modestos quiosqueiros, comerciantes e prestadores de serviços diversos. Além de injusto, é gritantemente desigual. E ineficaz, no que diz respeito ao combate à pandemia",argumenta, acrescentando que falta diálogo.

"Dada a boa vontade das entidades locais representativas do Comércio em cooperar, é inadmissível que a Prefeitura insista em atuar de forma monocrática, gerando a portas fechadas , e sem discussão com a sociedade, decretos que acabam causando prejuízos incomensuráveis aos empreendedores - principalmente os de menor porte", dispara.

Tauil argumenta ainda que ao invés de determinar o fehamento de todos os comércios, a prefeitura deveria fiscalizar os que permitem aglomerações.

"Por tudo o que temos acompanhado no dia-a-dia de Niterói, no mínimo 80% dos estabelecimentos vêm cumprindo rigorosamente os protocolos de prevenção à covid-19, notadamente o controle de temperatura do público, a obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool em gel, e a observância ao distanciamento interpessoal. Não é justo que todo o empresariado local seja duramente penalizado, devido a comportamentos incorretos ocorridos em apenas 20% dos estabelecimentos. Cabe ao Poder Público assumir seu trabalho e responsabilidade, reforçando drasticamente a fiscalização, dia e noite. E punindo - aí, sim - aqueles que não estiverem agindo corretamente", concluiu, lembrando que o bom empreendedor é responsável por manter empregos, recolher impostos e manter o desenvolvimento econômico e social do município em permanente evolução.

Programas - O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou nesta segunda-feira (08) em pronunciamento nas redes sociais que solicitará ao Legislativo municipal a prorrogação dos programas Renda Básica Temporária, Busca Ativa e Empresa Cidadã. O presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Cal, recebeu as duas mensagens executivas para a extensão dos benefícios emergenciais por mais quatro meses, com investimento de R$ 164 milhões. Desde 2020, as iniciativas auxiliam famílias, trabalhadores e empreendedores da cidade a passar com mais segurança pela pandemia da Covid-19. O anúncio vem no momento em que novo decreto da Prefeitura ampliou por 15 dias as restrições para conter a propagação do coronavírus.