Conta de luz fica mais cara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio e da Light. O reajuste para consumidores de baixa tensão da Enel, em sua maioria clientes residenciais, foi de 4,63%, e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 10,38%. O reajuste será, em média, de 6,02%, e passa a vigorar a partir do dia 15 de março.

Já o reajuste para consumidores de baixa tensão da Light foi de 4,67%. Para os clientes de média e alta tensão ficou em 11,83%.

De acordo com a Aneel, os principais fatores que influenciaram este aumento foram a alta dos custos com aquisição e o transporte de energia até a distribuidora

O aumento do custo de compra de energia da usina de Itaipu pago à Eletrobras, em função da taxa de câmbio (variação do dólar) foi de 25%, contribuindo na elevação das tarifas finais dos consumidores em 2,4%. Já os custos de transporte de energia das empresas de transmissão até a distribuidora aumentaram 57%, o que impactou a tarifa dos consumidores em 5,7%.