Estado admite barrar turistas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, afirmou que o governo já admite barrar a entrada de turistas a fim de conter a covid-19. Segundo Chaves, os indicadores da doença no RJ serão avaliados até a próxima sexta (12), quando a decisão de fechar as fronteiras para visitantes será tomada.

Na manhã desta quarta (10), 95% dos leitos de UTI da rede do Sistema Único de Saúde estavam ocupados. Até o momento, pouco mais de 6% dos moradores da cidade do Rio foram vacinados. Chaves também  justificou o fechamento do Hospital Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos, Zona Oeste. Mesmo durante a pandemia, unidade foi fechada para passar por reformas.

As justificativas foram apresentadas durante uma entrevista coletiva, manhã de ontem, na sede da secretaria, Centro do Rio, onde detalhou a situação dos leitos para pacientes com covid-19. "Não vamos colocar paciente em container, nem reabrir hospital de campanha. Ponto. Eu não quero ser o quinto ou sexto secretário de Saúde na cadeia".

Nesta quarta e também na quinta-feira (11), na capital podem se vacinar os idosos com 76 anos. Na sexta (12), os idosos com 75. O sábado (13) será dia de repescagem para quem tem 75 anos ou mais. O calendário de imunização até o fim da semana está garantido no Rio porque a prefeitura deverá receber, ainda nesta quarta, um novo lote com 56 mil doses da Coronavac.

O novo carregamento faz parte de uma remessa de mais de 261 mil vacinas que chegaram para o Governo do Estado na noite de terça (10). As vacinas estão no depósito central da Secretaria Estadual de Saúde.