Cedae: algas podem gerar falta d'água no Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Cedae realizou na noite de ontem manobra preventiva no Rio Guandu para a renovação da água da lagoa próxima à captação da estação de tratamento. O objetivo foi evitar a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina/MIB, que vem crescendo nos últimos dias. A operação consiste na abertura das comportas para o escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa. Para a medida, foi necessária a interrupção das atividades da ETA Guandu até 5h de amanhã de hoje. Após a ação, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.

A Cedae também solicitou aos laboratórios contratados a redução do prazo no envio dos resultados dos testes de controle de qualidade que são divulgados no site da companhia. O edital da obra de proteção da tomada d'água, solução definitiva para o problema, será publicado em até
30 dias.

Mesmo em quantidades muito baixas de concentração de geosmina, a partir de 0,004 microgramas/litro já é possível sentir alteração de gosto e cheiro, apesar de não representar risco à saúde dos consumidores.