Censo para mostrar número de pessoas com deficiência

Prefeito recebeu esta semana em seu gabinete um grupo de mães de crianças com síndrome de down - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Capitão Nelson recebeu esta semana em seu gabinete um grupo de mães de crianças com síndrome de down. A partir do encontro, ficou decidido que São Gonçalo irá realizar um censo para obter o número de pessoas com deficiência que residem no município. Com isso, políticas públicas poderão ser feitas para atendê-los.

"A Prefeitura vai se empenhar para buscar soluções e implementar políticas públicas efetivas para atender a essas crianças e também aos pais, que muitas vezes se veem desamparados em relação aos cuidados que precisam ter com seus filhos", afirmou o prefeito.

Durante a reunião, as mães destacaram a importância de atividades desenvolvidas pelo governo para o desenvolvimento das crianças e o combate à discriminação contra a pessoa com deficiência. Neste domingo, 21, é Dia Internacional da Síndrome de Down.

"Nenhuma gestão demonstrou de fato o interesse em aplicar políticas públicas que atendam a essas crianças, nunca nos chamaram para conversar e entender nossas reais necessidades. Para nós, é muito importante que o prefeito Capitão Nelson tenha esse olhar de acolhimento e interesse pelos gonçalenses que têm síndrome de down, autismo ou outros transtornos que se tornam esquecidos porque não são aparentes. O interesse do prefeito nos motiva e dá esperança para continuar lutando pelos direitos de todos", afirmou a procuradora Viviane Perez, que tem um filho com transtorno espectro autista.

Aplicativo - Como forma de auxiliar com informações as mães das crianças, a procuradora Daniele Sant'Anna criou o aplicativo "NitDown Responde", fruto de seu trabalho de mestrado. O aplicativo, que será lançado neste domingo (21) - Dia Internacional da Síndrome de Down - no Instagram @nitdownoficial e no Facebook Nitdown Oficial, tem o objetivo de tirar dúvidas jurídicas sobre questões que envolvam pessoas com deficiências.